Willams Araújo/Assessoria
Em webconferência na manhã desta sexta-feira (17), o presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Pedro Caravina, discute com a CNM (Confederação Nacional de Municípios) e autoridades estaduais um plano de enfrentamento ao Covid-19 (novo coronavírus).
A webconferência terá início às 9 horas, horário de Mato Grosso do Sul.
Por iniciativa da Assomasul, o debate contará como convidados com a participação do presidente da CNM, Glademir Aroldi; do secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel; do secretário de Controle Externo do TCE-MS, Eduardo dos Santos Dionízio; e do Procurador Geral de Justiça de MS, Alexandre Magno Lacerda.
A webconferência é aberta aos 79 prefeitos de Mato Grosso Sul, que têm demonstrado extrema preocupação com a situação de calamidade pública por conta da pandemia do novo coronavírus.
O covid-19 já levou a óbito várias pessoas em todo o país, quatro dos quais em Mato Grosso do Sul, onde há 121 casos confirmados, segundo a Secretaria de Estado de Saúde.
De acordo com a atualização dos números divulgada pelo Ministério da Saúde, na quarta-feira (15), foram registrados 3.058 casos de infecção pelo novo coronavírus, totalizando 28.320.
O número de mortes em 24 horas foi de 204, totalizando 1.736 óbitos em todo o país.
Para o presidente da Assomasul, a situação requer muito cuidado nesse momento de crise na área de saúde e na economia do país com reflexo negativo nas contas municipais, e a videoconferência servirá para finar os discursos visando um planejamento estratégico dos municípios.
Caravina disse que o que motivou o debate, além da gravidade do problema, foi à busca dos prefeitos por informações e pedidos de solução para o enfrentamento da crise.
Desde o começo da pandemia, a Assomasul tomou uma série de medidas restritivas e tem orientado os prefeitos a tomarem decisões que venham impedir o aumento da contaminação da doença, como o isolamento social, por exemplo.
Mín. 21° Máx. 38°