RenatoCâmara pede hospital de referência para atender casos de coronavírus de 33 municípios
RenatoCâmara pede hospital de referência para atender casos de coronavírus de 33 municípios
20/03/2020 às 23h12Atualizada em 21/03/2020 às 03h12
Por: RegiãOnline
Compartilhe:
RenatoCâmara pede hospital de referência para atender casos de coronavírus de 33 municípios
Assessoria
Deputado Renato Câmara sugere destinação de hospital exclusivo para o acolhimento dos casos suspeitos de coronavírus em Dourados
Foto: Divulgação
Atento a necessidade de adoção de medidas estratégicas para estruturar a rede hospitalar do Estado para o atendimento dos casos de coronavírus, o deputado estadual Renato Câmara (MDB) encaminhou ofício na quarta-feira (18), solicitando ao governo do Estado a transformação do Hospital Regional de Cirurgias da Grande Dourados (antigo São Luis) em unidade referência para receber os casos identificados de coronavírus na macrorregião de Dourados, que é formada por 33 municípios da região.
Atualmente, a Secretaria Estadual de Saúde utiliza o Hospital da Vida e HU (Hospital Universitário) como unidades de referência para o acolhimento dos casos suspeitos de coronavírus.
Conforme o deputado, diante do avanço do vírus nos últimos dias, seria de fundamental de importância Dourados contar com um espaço específico para receber exclusivamente os pacientes que apresentarem os sintomas do coronavírus, oferecendo atendimento médico especializado e a realização de exames. O hospital conta com centro cirúrgico e leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intenso) que poderiam ser adaptados para receber os pacientes acometidos com o vírus.
Segundo Renato Câmara, o objetivo principal da proposta seria de oferecer uma estrutura hospitalar única e específica para atender exclusivamente os casos suspeitos de coronavírus. Caso seja implantada, a medida evitaria o contato dos pacientes com outras enfermidades e internados no HU e Hospital da Vida com possíveis infectados com coronavírus, diminuindo drasticamente o risco de contagio da Covid-19 dentro das unidades hospitalares.
“Temos relatos que na Itália o vírus começou a se espalhar rapidamente justamente dentro dos hospitais, em virtude do contato de pessoas que contraíram o coronavírus com os demais pacientes. Por isso, estamos sugerindo ao governo do Estado que o Hospital Regional de Cirurgias da Grande Dourados, que é o responsável pelas cirurgias eletivas de pacientes da região, possa ser preparado para receber os casos de coronavírus que venham a surgir. Isso poderia ser feito através da adaptação dos centros cirúrgicos e de outros espaços específicos do hospital. Desta forma, a macrorregião de Dourados contaria com um local específico para receber esses pacientes, sem sufocar ainda mais o HU e o Hospital da Vida, que já trabalham com suas capacidades máximas de atendimento”, enfatizou Renato Câmara.
PROJETO DE LEI
Preocupado com os reflexos sociais e econômicos que a pandemia do Coronavírus provocar em Mato Grosso do Sul, Renato Câmara também tem trabalhado na busca de medidas que possam minimizar os efeitos provocados pelo novo vírus. Uma delas foi o projeto de lei apresentado nesta semana pelo emedebista que visa assegurar ao cidadão acesso aos serviços públicos essenciais enquanto durar o Plano Estadual de Contingência contra o novo vírus. A proposta prevê que as concessionárias de água, energia elétrica e gás ficam proibidas de suspender o fornecimento durante período de pandemia, mesmo em caso de atraso no pagamento da conta.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.