G1 MS
A previsão era de geada somente em municípios como Sete Quedas, Eldorado e Mundo Novo, no extremo do estado e já na divisa com Paraná, segundo o meteorologista Natálio Abraão. Mas, a fina camada branca surpreendeu nesta madrugada e amanhecer de segunda-feira (27), chegando em Bela Vista, na região sudoeste de Mato Grosso do Sul.
"Não estava prevista para aquela região, bem distante e já aqui próximo a Bonito. As temperaturas baixas se repetiram, com a menor em Amambai, tendo 1°C com sensação de -4°C. No caso de Bela Vista, a temperatura foi de 3°C, com sensação de -1°C. E, na maioria predominantemente, ficou abaixo de 10°C, segundo levantamento feito às 5h (de MS)", afirmou ao G1 o meteorologista.
Em consulta a diversas fontes meteorológicas, Abraão explica que, além de Bela Vista, também houve geada em mais 8 municípios, como Rio Brilhante, Maracaju, Juti, Itaquiraí, Iguatemi, Fátima do Sul, Caarapó e Amambaí. Iguatemi, teve o pico de 0,7°C, com sensação térmica de -5°C. A maior temperatura mínima foi em Selvíria, com 13,9°C, resultando no mês de agosto mais "friorento" desde 2009, com geadas em mais de 5 cidades.
Durante a tarde desta segunda-feira (27), a previsão é de que não deve chover no estado e com alerta de umidade relativa abaixo dos 20%. No entanto, haverá locais com valores entre 13% e 10%.
Sobre a continuidade das baixas temperaturas, Natálio diz que a previsão é até quarta-feira, com frio intenso durante a noite e manhã. "No caso de Amambai, ainda temos o alerta da umidade relativa mínima, o que inclusive chegou ao índice de emergência. Neste município, é o único que ainda pode ter geada amanhã. Aos moradores, fica o alerta de não abandonar o casaco. E, no caso de quem tem criança, cuidados com chance de asma e bronquite, então deve ser evistada a exposição ao vento", finalizou.
Mín. 22° Máx. 35°