As menores temperaturas registradas em Mato Grosso do Sul na madrugada desta segunda-feira foram em Ponta Porã, com 8°C e sensação térmica de 5°C, Amambai, com 10,3°C e sensação de 8°C e Bela Vista, com 10,2°C e sensação de 8°C. Há chance de geada para esta terça-feira (10) em sete cidades.
Há 20% de chance de geadas amanhã, dia 10 de julho, em Mundo Novo, Naviraí e Itaporã. No dia 11, em Sete Quedas, Ivinhema e Dourados. Em Ponta Porã, o frio vai aumentar e o sistema está indicando aumento chances de geadas do “tipo negra” muito perigosa no centro sul de terça para quarta feira.
Conforme o professor e meteorologista da Uniderp, Natálio Abrão, em Campo Grande a temperatura mínima até às 5h era de 12°C com sensação de 10°C. No Pantanal, especificamente, em Corumbá a temperatura despencou para 11°C e sensação térmica de 8°C. Porto Murtinho e Rio Brilhante também tiveram mínima de 11°C com sensação de 9°C.
Em Dourados, a temperatura foi de 10°C e sensação térmica de 8°C. Itaquiraí, Ivinhema, Jardim e Bonito, as temperaturas foram de 11°C e sensação de 9°C. Em Juti e Maracaju a temperatura foi de 10°C e sensação térmica de 8°C.
De onde veio? A frente fria é do litoral do Paraná, que vem acompanhada de massa de ar polar fria e seca, derrubando as temperaturas sem trazer chuva.
Por que só está frio no sul, sudoeste e oeste? O meteorologista explica que o ar frio avança pelo leito do Rio Paraguai sem encontrar obstáculos até Corumbá, que está mais fria que Campo Grande.
O frio só vai avançar para Campo Grande, leste e nordeste com o avanço da frente no litoral do país amanhã e quarta feira (11).
Nesta segunda-feira - As condições do tempo às 5h, no Aeroporto Internacional de Campo Grande estava com visibilidade de 3 mil metros prejudicada. A névoa úmida com nuvens a 60 metros e temperatura de 12 graus.
A umidade relativa do ar estava em 96% e o aeroporto chegou a operar por instrumentos para pousos e decolagens. Natálio pontua que a situação do clima não é de nevoeiro, mas de nevoa úmida ou neblina.
Mín. 22° Máx. 35°