Ônibus circulam com escala reduzida nesta terça-feira em Campo Grande
Wendy Tonhati e Mariana Rodrigues
O sistema de transporte coletivo funciona com escala reduzida, nesta terça-feira (29), em Campo Grande –devido à greve dos caminhoneiros que afeta a distribuição de combustível em todo o Brasil.
Para evitar o desabastecimento dos coletivos, o Consórcio Guaicurus – que reúne as empresas que operam o transporte coletivo- definiu operação férias, com a retirada dos “reforços”, das linhas executivas e dos articulados fora do horário de pico.
De acordo com o Consórcio Guaicurus, serão 20 ônibus a menos nos horários de rush de manhã e à tarde. Os 23 veículos executivos com ar-condicionado (fresquinhos), que consomem cerca de 30% mais combustível, continuarão sem circular, sendo substituídos por ônibus comuns.
Os 32 articulados também não sairão das garagens, já que consumiriam o dobro de combustível.
No fim da tarde da segunda-feira (28), muitos usuários enfrentaram caos na volta do trabalho, entre 17 horas e 18 horas. As estações Peg Fácil ficaram lotadas com a redução das linhas que levam os passageiros da região central aos bairros da Capital.
Nesta manhã, o promotor de vendas Maurício Pereira de Aquino, 32 anos, pegou o ônibus 516, e disse não ter notado atraso, mas, segundo ele, o coletivo estava lotado. “Está sempre lotado, mas, nem sei se é por causa da greve dos caminhoneiros, pois todos os dias está cheio”.
A vendedora Neusa Soares, 60 anos, pegou o ônibus expresso no bairro e relatou que estava bem cheio e que em todos os pontos, ficava gente para fora, sem conseguir entrar. “Ontem estava atrasado, mas hoje bateu o horário”, diz.
Mín. 22° Máx. 35°