(Foto: João Carlos Castro)
Com média anual de 52 quilos de mel produzidos, MS atingiu o posto de maior produção de mel por colmeia do Brasil. Quantidade três vezes mais que a médio nacional, de 18 quilos ao ano. O dado é da Federação de Apicultura e Meliponicultura de MS e faz parte de um estudo realizado pelo Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS.
“Temos ambiente e espaço adequados - áreas de matas e cerrado, clima ideal e diferentes tipos de florada”, pontua a médica veterinária e analista técnica do Sistema Famasul, Fernanda Oliveira, explicando que as características regionais potencializam a produção no estado.
De acordo com o último levantamento do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o estado ocupa a 10ª posição do ranking de produção do país, com mais de 835 mil quilos de mel por ano. Em cinco anos a produção cresceu 21,6%.
São quase 30 mil apiários espalhados por todo o estado sendo que os municípios que mais produzem o alimento são Três Lagoas, Jardim e Chapadão do Sul. As propriedades medicinais e ação antibacteriana presentes no mel, naturalmente doce, seu potencial altamente nutritivo estão entre os atrativos na comercialização deste produto.
De acordo com um levantamento feito pela federação, 80% do mel produzido aqui, vai para outros estados.
Mín. 22° Máx. 35°