Capa » Campo Grande » Cotidiano
Wendy Tonhati
Lideranças indígenas ocupam a sede da Funai (Fundação Nacional do Índio), em Campo Grande, na manhã desta segunda-feira (2). O grupo, de cerca de 40 pessoas, da etnia Terena, alega descontentamento com medidas e pede a exoneração do atual coordenador regional, Paulo Rios.
De acordo com Otoniel Terena, uma das lideranças, estão no local caciques de aldeias de Dois Irmãos do Buriti e de Sidrolândia e a previsão é de que cheguem indígenas de Aquidauana e de Nioaque. “É um protesto pacífico pedindo a saída do coordenador Paulo Rios”, diz. Segundo a liderança, os servidores da Funai podem acessar o prédio para cumprir o expediente.
Entre os problemas com o atual coordenador, estão segundo a liderança, “ingerências e a incitação de grupos nas comunidades”. “Não é atribuição da Funai o ‘certificado’ de lideranças. As lideranças são pessoas reconhecidas pela comunidade e estão [Funai] incitando grupos dentro das comunidades”, afirma Otoniel.
O grupo pretende ocupar o prédio até que uma resposta seja enviada pela Funai de Brasília. Ainda conforme a liderança, a indicação dos indígenas é para que Henrique Terena, que já é servidor do órgão, assuma a coordenação. Os índios dizem acreditar que a coordenação sendo ocupada por alguém de mesma origem, as comunidades possam ser melhor atendidas.
Servidores da Funai disseram ao Jornal Midiamax que o coordenador não estava no local e que não havia nenhum funcionário disponível para mais informações sobre a questão.
A coordenação regional da Funai em Campo Grande é responsável pelas terras indígenas de Campo Grande, Bonito, Corumbá, Miranda, Sidrolândia, Brasilândia, Aquidauana e Nioaque.
Mín. 22° Máx. 35°