douradosnews
Entulhos levados por enxurradas teriam entupido canal de escoamento de esgoto e causado o estrangulamento da rede, na tarde de sexta-feira (23/3), na rua Gonçalo Nunes Siqueira – antiga W-18, no Jardim Canaã III. Na ocasião, houve vazamento que atingiu tanques de criação de peixes, levando a morte de aproximadamente 5 mil animais, segundo boletim de ocorrência registrados por três produtores.
De acordo com o gerente de Sistema de Esgotamento Sanitário da Sanesul, Mario Augusto Loureiro Leites, o problema foi solucionado rapidamente, porém, a empresa agora investiga o que motivou o esgoto chegar a essas pequenas propriedades.
“Nossa equipe técnica está fazendo levantamento para descobrir o que motivou esse vazamento, isso não deveria acontecer. O problema apresentado é de obstrução na rede causado por pedras e entulhos que são levados pela enxurrada. Recebemos as notificações e os reparos ocorreram, resta agora entender o motivo desse vazamento”, contou ao Dourados News.
Segundo Leites, ainda não há um prazo certo para se conhecer o que causou o fato. “Na segunda-feira devemos ter informações mais precisas, mas não podemos dar um prazo concreto ainda”, afirmou.
Conforme denúncia feita por produtores, aproximadamente 5 mil peixes criados para engorda e matrizes acabaram morrendo com a entrada do esgoto nos tanques.
A dona de uma dessas propriedades, Maria das Dores de Araújo, 69, afirmou que o prejuízo estimado é de R$ 35 mil.
De acordo com ela, os criadores possuem contrato com pesqueiros de Dourados e região e os animais, entre 500 gramas e 1,5 quilo, seriam entregues nos próximos dias.
“Eu estou no prejuízo. Eram quase 2,5 mil peixes prontos para entregar. Todos morreram! Não é de agora, toda vez que chove os bueiros aqui da região transbordam e a água cai nos tanques. Agora quem vai arcar com o prejuízo?”, contou a produtora bastante emocionada.
Em contato com o diretor-presidente da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), Luiz Carlos da Rocha Lima, a reportagem foi informada que a estatal já está ciente do fato e tem trabalhado, junto com a terceirizada pela manutenção da rede em Dourados, para descobrir o que causou o problema.
Conforme ele, a empresa irá procurar os produtores e se posicionar sobre o assunto.
“Vamos investigar. Já estamos cientes e a terceirizada responsável pela manutenção está trabalhando para descobrir quais fatores causaram esse vazamento e tomar as providencias”, contou ao Dourados News.
Mín. 22° Máx. 35°