Toda a extensão da área destinada à agricultura e à pecuária no Mato Grosso do Sul passa a ter informações meteorológicas confiáveis. Isso será possível com a instalação de mais 17 estações em diversos municípios do Estado, que serão concluídas no primeiro semestre de 2018.
As informações colhidas por todas as estações, que agora totalizam 45, irão alimentar medidas técnicas, o que vai permitir uma melhor tomada de decisão em relação às áreas ocupadas.
Diferentemente das estações do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) já instaladas no Estado, as novas estações possuem sensor de solo que permitem o monitoramento agroclimático das regiões produtoras. As novas instalações irão permitir acesso à informações de tempo e clima em quase 100% do território sul-mato-grossense, explica a coordenadora do CEMTEC/MS, Franciane Rodrigues.
“Isso significa que teremos informações mais precisas para repassar à população e, inclusive, acompanhar com mais precisão as situações de alertas emitidos pelos órgãos de Defesa Civil e Imasul”, afirma Franciane.
Os equipamentos foram comprados através de convênio entre o MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), que proveu R$ 1,8 milhão e o Governo do Estado, com aporte de mais de R$ 554 mil, provenientes do Fundems (Fundo de Desenvolvimento das Culturas do Milho e da Soja de Mato Grosso do Sul). O projeto conta com parcerias da Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja e Milho), Famasul (Federação de Agricultura de Mato Grosso do Sul) e com as prefeituras dos municípios onde as estações estão sendo instaladas, mediante a cedência do terreno.
As novas 17 estações meteorológicas estão sendo instaladas pela Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Produção e Agricultura Familiar) nos municípios de Ribas do Rio Pardo, Bonito, Bandeirantes, Camapuã, Pedro Gomes, Nova Alvorada do Sul, Itaporã, Fátima do Sul, Caarapó, Laguna Carapã, Aral Moreira, Iguatemi, Angélica, Nova Andradina, Santa Rita do Pardo, Brasilândia e Selvíria. Elas se somam a outras 28 estações do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) já em operação no Estado e formam uma ampla rede que cobre praticamente todo o território sul-mato-grossense.
O projeto é coordenado pelo engenheiro agrônomo da Semagro Carlos Henrique Lemos Lopes. Nesta quinta-feira (18), sua equipe concluiu a instalação da estação meteorológica de Ribas do Rio Pardo e na segunda-feira (22) será entregue a estação de Bonito. A previsão é que até o fim de junho todas as 17 estações estejam instaladas e em pleno funcionamento.