Joaquim Padilha
Mais de 100 pessoas morreram no sul das Filipinas por causa da passagem de uma tempestade tropical. Outras dezenas de pessoas estão desaparecidas.
A tempestade Tembin provocou inundações e deslizamentos em partes da ilha de Mindanao. Duas cidades, Tubod e Piagapo, são as mais afetadas, com centenas de casas soterradas.
Os ventos na região chegam a alcançar os 80 quilômetros por hora. A tempestade agora se encaminha para a ilha de Palawan, seguindo para o sul do Vietnã, onde deve chegar em três dias.
A tempestade começou a atingir Mindanao na sexta-feira (22). “O rio subiu e a maioria das casas desabou. A vila não existe mais”, explica um policial de Tubod, Gerry Parami, em entrevista à AFP.
“Nós mandamos resgate, mas eles não estão conseguindo muitos resultados, por causa das pedras”, prossegue. A ilha também relata corte de energia e falhas nas linhas de comunicação.
Na última semana, dezenas de pessoas morreram nas Filipinas vítimas de uma outra tempestade tropical, a Kai-Tak. Até hoje o arquipélago se recupera da passagem do tufão Haiyan, que matou mais de 5 mil pessoas em 2013
Mín. 21° Máx. 38°