Antes completamente esburacada e quase intransitável, a rodovia MS-156, entre Amambai e Caarapó, está recebendo nova pavimentação, ao custo de R$ 55 milhões, do governo do Estado.
Inclusive técnica diferenciada está sendo usada na reconstrução do asfalto, que recebe tráfego de caminhões pesados todos os dias e é uma das principais rotas de acesso ao sul do Brasil.
“Temos um grande problema no Estado, que é o aumento da carga e as estradas ficam com suas estruturas comprometidas. Na MS-156 não estamos fazendo um recapeamento, estamos fazendo a reconstrução, e dentro dessa reconstrução, estamos fazendo um serviço que é a reciclagem da base com adição de cimento”, explicou o titular da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), Marcelo Miglioli.
Com isso, a ideia é que a vida útil do asfalto, que normalmente dura cinco anos, suporte mais de dez anos. “Por que fazemos essa adição de cimento? Porque com isso aumentamos a resistência do material. Então, a capacidade de suporte da base ela aumenta muito em função da adição do cimento”, explica Miglioli.
O secretário ainda enfatiza que o investimento vale a pena. “Na região de Amambai e Caarapó tem fluxo muito grande de escoamento da safra. São obras caras, que variam algo em torno de R$ 850 mil o km, mas tecnicamente você resolve o problema, gasta mais, mas gasta uma vez só”.
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