Miltinho fala sobre o Dia da Consciência Negra
Demerval Nogueira
O vereador Milton Cesar Gomes, o Miltinho (PP) afirmou na sessão do dia 20/11/17, sobre o Dia da Consciência Negra em nosso país. Em seu pronunciamento o vereador progressista destacou a importância da criação da data, criada em 20 de novembro de 2003 e incluída no calendário escolar até ser oficialmente instituído em âmbito nacional, com a expedição da Lei nº 12.519, de 10/11/2011.
O presidente do Legislativo gloriadouradense, Milton Gomes fez questão de ressaltar que os estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro, o dia 20 de novembro é feriado, com base em decretos estaduais, além de mais de mil cidades brasileiras que também é feriado, para a comemoração do Dia da Consciência Negra.
“É uma ocasião dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira”, disse Miltinho. A data foi escolhida para coincidir com a morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Zumbi dos Palmares foi um personagem que representou a luta do negro contra a escravidão em tempos de Brasil Colônia, foi um verdadeiro defensor do seu povo e da sua comunidade.
“A criação desta data é de extrema importância, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da Cultura Afro-Brasileira”, disse Miltinho, que fez questão de cravar a frase de Nelson Mandela: “Ser livre não é apenas se livrar das correntes que nos prendem, mas viver sendo capaz de respeitar e engrandecer a liberdade dos outros”.