Nova News
Chega a um total de cerca de 80 famílias que estão ocupando uma área pertencente à União no município de Anaurilândia. A invasão já dura dois dias e a situação é considerada altamente preocupante.
Segundo as informações a que o Nova News teve acesso, a área invadida, que tem em torno de 600 alqueires, é uma reserva ambiental que compreende o Assentamento Esperança. Lá, hoje vivem 106 famílias desde sua criação no ano de 2008.
Área invadida tem em torno de 600 alqueires é uma reserva ambiental que compreende o Assentamento Esperança - Foto: Google Mapas
Fora a invasão irregular, denúncias apontam que os sem-terra estariam desmantando madeiras da mata virgem para utilizar na construção de barracos e outros fins. Conforme posicionamento da Associação dos Produtores Rurais do Assentamento Esperança, não há nenhum projeto em vista para o local ser declarado como assentamento. “Trata-se de um problema muito grave. A associação está preocupada com a situação e pede que providências urgentes sejam tomadas”.
Em contato com a Prefeitura, a reportagem apurou que a situação já foi comunicada ao Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) pelo fato de se tratar de uma área de domínio da União.
Mín. 20° Máx. 36°