FOTO: INTERNAUTA/IVINOTÍCIAS
O criador relata que as moscas geradas pela cana de açúcar estão aglomerando nos gados e os picando, causando danos a saúde dos animais, e até mesmo causando mortes e afetando também seus cavalos e porcos e por tirar seu sustento dessa atividade, esta se prejudicando.
A mosca-dos-estábulos, que tem o nome científico de stomoxys calcitrans, é muito parecida com a mosca doméstica. Mas esse inseto é hematófago, ou seja, alimenta-se de sangue.
É um problema de quatro milímetros, mas que vem tirando a tranquilidade dos produtores rurais: a mosca da vinhaça, que vê neste resíduo da cana-de-açucar um bom local para se proliferar.
O grande problema que a mosca traz é que ao picar os animais, é causado um nível de estresse que chega a fazer o gado ficar agitado e sem comer, morrendo rapidamente.
Pabulo relata que já entrou em contato com a empresa, mas até o momento o problema que já dura vinte dias não foi resolvido.
OUTRO LADO
A reportagem tentou por diversas vezes e em vários números contato com algum responsável na usina Adecoagro de Angélica e Ivinhema, porem nenhum contato foi atendido.
Mín. 20° Máx. 36°