O município de Vicentina tem mobilizado a rede de proteção para defesa dos direitos e combate aos crimes de abusos e exploração sexual de crianças e adolescentes. A campanha “Faça Bonito” que resplandece no Maio Laranja, marca ações e atividades relacionadas ao tema e a necessidade de usar o Disque 100 para denunciar os crimes.
Na noite de quinta-feira (23), a Prefeitura de Vicentina, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu palestras e depoimentos de quem atua diretamente com as questões relacionadas à campanha. O delegado titular da Delegacia de Polícia Civil de Vicentina, Bruno Carlos dos Santos (foto em destaque), compartilhou casos reais e impactantes que chegaram até a delegacia, reforçando a importância das denúncias e esclarecendo que as vítimas e os denunciantes contam com a proteção legal assegurada pelo programa de proteção à testemunha.
A psicóloga Lara Martinez abordou os sinais que podem indicar que uma criança ou adolescente está sendo vítima de abuso, orientando sobre como acolher e escutar essas vítimas com cuidado e responsabilidade.
O conselheiro tutelar Jair Figueiredo explicou detalhadamente como a população pode denunciar casos de abuso, seja diretamente ao Conselho Tutelar, à polícia, ao Ministério Público ou por meio do Disque 100, garantindo o anonimato e a segurança dos envolvidos.
A palestra também contou com a presença da primeira-dama Érica Cordeiro, da secretária de Assistência Social Josiane Sauer, além de profissionais da rede de proteção e comunidade em geral.
Nas falas de todos e de todas, foi enfatizado que muitas vezes falar sobre abuso sexual é doloroso, mas necessário. Só com informação, diálogo e ação conjunta é possível romper o silêncio e proteger as crianças e adolescentes.