Um site de notícias de MS divulgou essa semana dados sobre um levantamento, com base em informações até maio de 2025, disponibilizados pelas prefeituras da região do Vale do Ivinhema, através do seus portais da transparência, sobre despesas de prefeitos com diárias pagas com recursos públicos em viagens oficiais, reuniões políticas, busca por emendas e participação de eventos dentro e fora do MS.
A grande surpresa foi ter na liderança de maior gasto, até o presente momento, o Prefeito de Glória de Dourados Julio Buguelo, com R$ 50.000,00 em diárias pagas.
O valor em 5 meses de administração ultrapassou as diárias de 01 ano do Prefeito anterior, que totalizou em 2024, R$ 14.134,79.
Vale lembrar que esse episódio já havia sido mencionado em anos anteriores, quando o atual prefeito ainda era vereador, e já tinha aparecido no Portal de Transparência de Glória de Dourados, sempre com diárias superiores aos demais vereadores, fato que ficou conhecido entre os moradores da cidade como "A Farra das Diárias".
A pergunta a ser respondida é: onde o valor gasto está sendo revertido para o município? A Saúde está um caos, com surtos de Chikungunya e Dengue, que sobrecarregou o atendimento aos pacientes. A vacinação contra Influenza ficou longe de atingir o índice considerado ideal.
A iluminação pública está um verdadeiro descaso. Ruas como Natanael Teles de Andrade, Orígenes França, 07 de setembro, Couto Magalhães, Rua dos Pioneiros, Cuiabá, Rua projetada no alto da Glória e outras.
Moradores confirmaram a falta de iluminação pública, e que já é de conhecimento da atual administração, mas que providências ainda não foram tomadas.
O caso mais recente foi o de uma motociclista que quase foi eletrocutada por um fio que se soltou de uma rede, e que outros moradores corriam risco de uma tragédia anunciada, caso providências não fossem tomada de imediato.
Qual será a justificativa para gastos exorbitantes e a população totalmente esquecida ?