Campo Grande amanheceu, nesta sexta-feira (9), novamente com o céu acinzentado, fenômeno que tem sido observado desde a quinta-feira (8) na Capital. Com o tempo seco e com a fumaça no céu, fica o questionamento: quando vai chover em Mato Grosso do Sul?
Conforme aponta o prognóstico do The Weather Channel, que mostra a previsão dos próximos 10 dias, só deverá chover na próxima semana, por volta da quarta-feira (14). Em Campo Grande, as temperaturas poderão chegar a 35°C na terça-feira (13) e na quarta, tempestades devem ocorrer.
No interior, as pancadas de chuva podem ocorrer na terça-feira (13) em cidades da região Sul, como em Ponta Porã e Sete Quedas, por exemplo. A chuva poderá amenizar o calorão e temperaturas ficarão entre 12°C e 23°C.
Na região do Pantanal, o cenário já é mais preocupante. A previsão indica que as chuvas só acontecerão na cidade apenas no dia 19 de setembro, quando tempestades amenizarão o tempo seco e calor.
Céu cinza
De acordo com o Cemtec/Semagro (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima do estado do Mato Grosso do Sul), o céu cinza tem causa ligada a uma grande concentração de fumaça na região Centro-Oeste do Brasil devido aos incêndios florestais na região Amazônica.
A configuração dos ventos, que atuam de noroeste sobre Mato Grosso do Sul, ajudam a transportar a fumaça gerada pelos incêndios florestais e deixam o céu com tom acinzentado no Estado.
De acordo com dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o Brasil registra 2.876 focos de incêndios nesta sexta, sendo 1.887 concentrados no bioma amazônico, o que representa 53,7% do total. Já no Pantanal, a situação está mais controlada, com o registro de 12 focos.
Mato Grosso do Sul terá calor nesta sexta
A previsão do tempo para esta sexta-feira em Mato Grosso do Sul indica temperaturas em elevação, com máximas que podem ultrapassar os 35-38°C em grande parte do estado, segundo o Cemtec.
Em Campo Grande, a mínima deverá ficar em 24°C e máxima de 35°C. Os °ventos sopram do quadrante norte e, principalmente durante a tarde, os ventos de noroeste aumentam a sensação de calor e podem ter rajadas de ventos entre 40-60 km/h.
A umidade relativa do ar estará muito baixa, entre 10-20%. A chegada da frente fria deve ocorrer na noite da sexta (9) nas regiões sul e sudoeste do Mato Grosso do Sul.
Mín. 21° Máx. 33°