A meteorologia espera que na próxima semana, uma mudança climática significativa atinja Mato Grosso do Sul, trazendo a possibilidade das temperaturas mínimas ficarem na casa dos 6°C entre a terça-feira (9) e a quarta-feira (10).
O Climatempo, por exemplo, destaca que uma atmosfera explosiva pouco comum no mês de agosto servirá para causar diversos eventos meteorológicos especiais por conta dessa frente fria.
A passagem desta frente fria tem potencial para provocar chuva forte, vento forte, granizo, brusca e acentuada queda da temperatura. Também há risco de geada e não se pode descartar completamente a possibilidade de precipitação invernal, como chuva congelada e/ou neve, e ainda fenômenos como tempestade de poeira.
O sistema deve atuar no país entre os dias 9 e 13 de agosto. Ou seja, a frente fria de média duração se dispersar apenas no segundo final de semana do mês.
Para Mato Grosso do Sul em específico é esperado que tenha chuvas fortes na região sul, fortes rajadas de vento, a possibilidade de nuvem de poeira - solo seco e o clima de estiagem favorecem a criação do fenômeno - e granizo, além da queda de temperatura.
Nas principais cidades do estado, Campo Grande deve ter mínima de 9°C na quarta, enquanto Dourados deve atingir 7°C e Ponta Porã ficar com termômetros na casa dos 6°C.
Mín. 22° Máx. 32°