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Regiaonline Revolta da População: Em meio a falta de Energia Elétrica, população desabafa nas redes sociais e ataca a Energisa.

Regiaonline Revolta da População: Em meio a falta de Energia Elétrica, população desabafa nas redes sociais e ataca a Energisa.

15/04/2020 às 20h58 Atualizada em 16/04/2020 às 00h58
Por: RegiãOnline
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Regiaonline Revolta da População: Em meio a falta de Energia Elétrica, população desabafa nas redes sociais e ataca a Energisa.

Por/Regiaonline

Não é de agora que vemos a Empresa de Distribuição Elétrica ser alvo de críticas, relacionadas aos abusos de cobrança de taxas, má assistência, demora no atendimento, e outras questões. Isso ficou mais evidente após o temporal de Segunda-Feira, que atingiu a maior parte do MS.A Falta de Energia Elétrica, devido à incidência de raios e ventos, um fenômeno natural, também retratou a falta de paciência da população com a assistência prestada pela Energisa.

Aproveitando da ocasião, a população resolveu utilizar as redes sociais para desabafar tudo o que havia de errado com a empresa. Em alguns locais como em Glória de Dourados, o destaque foi na 4ª,5ª e 7ª linhas, onde o atendimento demorou 24 h para ser realizado, causando transtornos pela falta de água, iluminação, prejuízos causados pela interrupção do trabalho pela falta de Eletricidade.

Produtores de Leite, Suinocultores, Avicultores, Pecuaristas, que necessitavam do rápido restabelecimento do fornecimento de energia elétrica para continuarem seus afazeres, tiveram suas atividades anuladas devido o transtorno.

Por telefone, atendentes da Energisa responsabilizaram o temporal pela demora da assistência, e apontaram municípios como Juti, Naviraí, Fátima do Sul, entre outros, que já estavam sendo atendidos.

A questão é que as reclamações contra a empresa já não são de agora, e os problemas geralmente acontecem no mesmo local. Na 5ª linha Poente, sempre as árvores próximas à Rede Elétrica são responsáveis pela queda dos fusíveis, e nesse domingo (12), não foi diferente. Um eucalipto caiu e atingiu os fios de alta tensão, disparando 5 fusíveis de uma só vez, do poste que fica situado próximo ao asfalto, deixando 09 propriedades rurais sem eletricidade por 24h.

Na 4ª linha Poente, o caso foi um pouco mais delicado: os cabos ficaram no chão, pondo em risco a vida de pessoas e animais. Também por lá as reclamações tem sido frequentes, e as providências demoraram para serem tomadas, o que causou indignação da população local, que bombardearam a Energisa nas redes sociais.

Na 7ª linha Poente, Suinocultores reclamaram a falta de água e de eletricidade na localidade por 1 dia inteiro, o que impossibilitou a sequência das atividades, e prejuízos com a alimentação dos porcos.

Aproveitando o gancho, populares resolveram denunciar abusos da empresa. Uma pessoa disse que recebeu cobrança indevida, com ameaça de cancelamento de CPF e nome enviado ao SPC, além de aviso de corte. A questão é que a ANEEL já havia determinado suspensão por 90 dias do corte no fornecimento de luz por inadimplência, devido a determinação do Governo Federal em relação a Quarentena do Covid-19.

Outra questão vem sendo a mudança constante nas datas de vencimento dos boletos, o que sempre vem gerando alguns transtornos, pois o consumidor nunca sabe a data correta, haja visto que a conta de energia também não é entregue diretamente ao consumidor. Segundo determinação da ANEEL, o consumidor tem direito de escolher entre 06 datas, dentro do mês, para efetuar o pagamento, visto que, normalmente, a maioria da população recebe seus pagamentos no final do mês, principalmente os aposentados.

Outro fato é o reparo nas redes elétricas, pelo qual a empresa deve avisar, com 72h de antecedência, de acordo com a ANEEL, através dos meios de comunicação disponíveis, sobre interrupção do fornecimento de energia, o que também não vem sendo cumprido. Há 15 dias atrás, foi realizado manutenção na rede na entrada da 5ª linha, na beira do asfalto, e os produtores de leite não foram avisados, e tiveram seu trabalho interrompido por falta da eletricidade, além de ficarem sem água pro consumo próprio e também dos animais.

Outro caso é que a conta de luz deve ser entregue 5 dias do vencimento, e já aconteceu da cobrança ser feita ao consumidor antes da conta chegar em mãos, além de acontecer de que,06 dias após o vencimento, o boleto ainda não havia chegado no posto de entrega.

A equipe do Site Regiaonline está à disposição da Empresa Energisa para esclarecimentos, pois nosso objetivo não é perseguir ninguém, somos um veículo de comunicação a serviço da população, e estamos aqui para ouvir os dois lados da questão.

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