O deslocamento de um cavado – área alongada de baixa pressão – potencializou as trovoadas na tarde deste sábado (13) sobre o Paraguai, onde alguns municípios tiveram tempo severo.
Foi o caso de Santa Rita, localizado ao sul do departamento de Alto Paraná, no sul do país, onde o temporal acompanhado de fortes rajadas de vento destruiu parcialmente a feira agropecuária que estava sendo realizada, além de destelhar construções e derrubar árvores e postes.
De acordo com a Defesa Civil, praticamente todos os bairros da cidade tiveram algum dano em decorrência do temporal, mas os maiores ficaram concentrados na área da feira agropecuária, que foi cancelada. Apesar dos estragos, até o início da noite, não haviam informações de desabrigados ou feridos.
Dados meteorológicos
Dados de Meteorological Aerodrome Report (METAR) do Aeroporto Internacional “Guarani”, em Ciudad del Este, capital do departamento de Alto Paraná, o ponto oficial de observação meteorológica mais próximo de Santa Rita, indicaram chuva forte com trovões e rajada máxima de vento de 85,2 km/h às 16 horas (local).
O radar meteorológico operado pelo Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) mostrou às 15h30min (Brasília), o deslocamento de uma linha de instabilidade (LI) em virtude da propagação do cavado, inclusive com intensa atividade de raios se aproximando de Santa Rita.
(Crédito das imagens: Reprodução/Google – Reprodução/Simepar – Reprodução/Weather Underground - Adriano Escobar – Carlos Iri - Rosana Parra)
(Fonte da informação: De Olho No Tempo Meteorologia)