CAMPO GRANDE NEWS / GABRIEL NERIS
(Foto: Divulgação)
A área plantada da soja monitorada pelo Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio chegou aos 12,4% em Mato Grosso do Sul até 18 de outubro, de acordo com a Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária). O plantio está autorizado desde 16 de setembro, fim do vazio sanitário, no Estado.
A analista técnica do Sistema Famasul, Tamiris Azoia, afirma que o cultivo está atrasado em comparação com o ano anterior devido ao grande período de estiagem.
“A abertura do período de plantio foi caracterizada pela estiagem, que se estendeu durante todo mês de setembro. Diante deste fato, a grande maioria dos produtores postergou o plantio a espera melhores condições climáticas para a semeadura da cultura, que tem se normalizado apenas agora, em meados de outubro', explica Tamiris.
A perspectiva para a safra da soja 2019/2020 apresenta aumento de 6%, que representam um total de 3,1 milhões de hectares, com produção estimada de 9,9 milhões de toneladas e produtividade média de 52 sacas por hectare.
Até 14 de outubro, o Estado já havia comercializado 28% da safra de soja, avanço de 1% em comparação com a safra anterior, segundo o levantamento da Granos Corretora.