14/09/2019 às 09h03Atualizada em 14/09/2019 às 13h03
Por: RegiãOnline
Compartilhe:
ALÍRIA ARISTIDES/Correio do Estado
Foto/Regiaonline
O fim de semana no Mato Grosso do Sul terá temperaturas altas e baixa umidade do ar. Após a sexta-feira mais amena, no sábado os termômetros podem registrar máxima de até 43ºC no Estado, acompanhado de declínio na umidade relativa do ar.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para o sábado é de céu parcialmente nublado a claro com névoa seca, com as temperaturas voltando a subir rapidamente, principalmente no norte e nordeste do Estado.
A mínima para o dia em todo o Estado é de 17ºC e máxima de 40ºC. Na Capital, a previsão é um pouco mais amena, com temperaturas de 23ºC, podendo chegar a 36ºC ao longo do dia, além de umidade variando de 25% a 60%.
No domingo, o dia permanece claro, com névoa seca e baixa umidade do ar, que pode variar de 12 a 20%, níveis que requerem alerta. A temperatura pode variar de 20ºC a 43ºC.
Ainda de acordo com o Inmet, no fim de semana permanece o alerta de risco iminente à saúde e probabilidade de incêndios florestais principalmente no leste do Estado. Também foi emitido alerta de ondas de calor na região, com temperatura 5ºC acima da média.
O cenário de calor pode ser alterado na segunda feira, quando um novo sistema frontal se aproxima do sudoeste e sul do estado, provocando aumento de nebulosidade e declínio nas temperaturas. Na terça-feira, a frente fria se encaminha para o centro do estado, atingindo o nordeste do estado e se afastando do Estado no decorrer do dia. Conforme a frente se afasta da área sudoeste e sul, a nebulosidade diminui rapidamente, assim como a umidade relativa do ar.
SAÚDE
O alerta para o fim de semana é de umidade relativa do ar variando de 12% a 20%, o que potencializa riscos à saúde e a probabilidade de queimadas. Para evitar problemas de saúde, o recomendado é evitar exposição ao sol nas horas de picos de temperatura, utilizar toalhas molhadas ou umidificadores para amenizar a baixa umidade do ar, além de evitar exercícios físicos e beber bastante líquido.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.