GLAUCEA VACCARI/Correio do Estado
Foto/Regiaonline
Aproximação de uma frente fria deve mudar o tempo a partir da noite desta segunda-feira (12), quando temperaturas já começam a cair, se intensificando durante a terça-feira (13), em Mato Grosso do Sul. A umidade relativa do ar deve baixar para índices em torno de 12%, considerado estado de alerta, o que aliado ao frio, pode agravar problemas respiratórios.
Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) tem alertas vigentes para baixa umidade do ar, com índices variando entre 12% e 20% durante a tarde; vendaval, com perigo potencial devido a ventos entre 40 km/h e 60 km/h e de declínio de temperatura, com grau de severidade classificado em perigo por conta de risco à saúde.
Conforme o Instituto, na terça-feira o tempo ficará mais nublado, sem possibilidade de chuva. As temperaturas diminuem significativamente ao longo do dia, principalmente nos municípios das regiões sul e sudoeste, enquanto nas demais áreas do o sol aparece entre nuvens.
A umidade do ar estará baixa em todo estado, pois as nuvens estarão altas. Esse sistema atravessa o estado de sudoeste para nordeste e os ventos estarão fortes, com rajadas que superam os 30 km/h em diversas regiões.
Na quarta-feira, o dia amanhece frio, com mínima prevista de 6°C, mas temperaturas devem ter ligeira elevação durante o dia, apesar dos ventos frios de sul e sudeste. A umidade do ar estará novamente em níveis de emergência, com o reforço da massa de ar fria e seca na retaguarda da frente fria.
Temperaturas voltam a subir na quinta-feira, enquanto o tempo deve ficar ainda mais seco.
Confira os cuidados a serem tomados por conta da baixa umidade, de acordo com recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS):
- Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 10 e 16 horas;
- Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins, etc.;
- Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas, etc.;
- Consumir água à vontade.
- Evitar aglomerações em ambientes fechados;
- Usar soro fisiológico para olhos e narinas.