ADAUTO DIAS / GLORIANEWS
Fotos Adauto Dias / glorianews
Com esforços da Prefeitura de Glória de Dourados através do prefeito Aristeu Pereira Nantes, Gerencia Municipal de Desenvolvimento Econômico e Gerencia de Infraestrutura, Apoms – Associação dos Produtores Orgânicos do MS, UFGD – Universidade Federal da Grande Dourados, participação das Escolas, Curso técnico em Agroecologia da Escola Estadual Eufrosina Pinto, aconteceu ações alusivas a semana do meio ambiente com palestras e plantio de mudas nativas no Parque Natural Municipal.
Abrindo o evento nas dependências do Cetaf - Centro de Formação e Apoio Tecnológico de Agricultura Familiar Edwin Baur, com breve explanação técnica de Olácio Komori, seguindo da palestra proferida pela Professora Doutora da UFGD Zefa Valdivina Pereira.
O Parque Natural Municipal de Glória de Dourados com 19,72 hectares localizado na quinta linha nascente km 0,5 foi criado pelo decreto municipal n. 18/2019 com os principais objetivos além da preservação: se tornar uma área para desenvolvimento de estudos na área ambiental, realização de pesquisas relacionadas ao tema da recuperação de passivos ambientais, uso como espaço para educação ambiental e futuramente a visitação pública.
Os estudos de viabilidade para implantação bem o diagnóstico da área foram realizados por profissionais da área ambiental da UFGD com participação de colaboradores moradores das proximidades.
Após o processo de consulta pública que aconteceu em maio de 2018 e organização documental para inscrição no cadastro de Unidades de Conservação do IMASUL – Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul, foi o processo de criação consolidado.
Para dar um significado especial na semana do meio ambiente e dar início aos trabalhos no parque, foi realizado o ato que sinalizou a implantação do parque, com a realização de palestra e apresentação do diagnóstico da área aos participantes, que culminou com o plantio de 150 Mudas de diversas espécies nativas pelos presentes na cerimônia.
Para trazer e valorizar a participação na atividade, cada árvore plantada terá sua identificação e de quem a plantou e o local será denominado de Bosque da Implantação.
O prefeito Aristeu Nantes afirmou, “a implantação deste parque traz inúmeras opções na parte de estudos, pesquisas escolares, preservação, educação ambiental e no futuro teremos um grande espaço para visitação publica em busca de conhecer as espécies nativas da região. Além dos grandes benefícios ao meio ambiente do município”. Concluiu Aristeu