correio do estado
Coruja da espécie Strix huhula, popularmente conhecida como coruja-preta, foi capturada ontem por policiais militares ambientais em Campo Grande. Segundo os militares, esta é a primeira vez que a ave é encontrada na Capital.
Vigilante do Hospital Nosso Lar encontrou o animal e acionou a PMA. Aos policiais, ele informou que a ave não conseguia voar.
Os militares foram até o local e encaminharam a ave até o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS). A coruja não tinha nenhum machucado aparente.
Ainda conforme a PMA, não é comum encontrar a coruja-preta em ambiente urbano. "Ela vive mais em ambiente de florestas altas. As espécies mais comuns em ambiente urbano são a coruja-buraqueira e a suindara (coruja-de-igreja)", informaram.
Strix huhula
A coruja-preta pertence a família dos estrigídeos (aves noturnas) e é encontrada com frequência na Venezuela, Paraguai, Argentina e em algumas regiões do Brasil, quase sempre em matas altas.
Estas aves chegam a medir até 35 cm de comprimento, têm plumagem negra com listras brancas, bico e planta do pé amarelos. Também são conhecidas pelo nome de mocho-negro.
Mín. 22° Máx. 37°