Quarta, 02 de Outubro de 2024
24°C 39°C
Dourados, MS
Publicidade

Onça que se 'mudou' para ilha no centro de cidade no Pantanal em MT pode ser monitorada via satélite por instituto

Onça que se 'mudou' para ilha no centro de cidade no Pantanal em MT pode ser monitorada via satélite por instituto

26/07/2018 às 08h29 Atualizada em 26/07/2018 às 12h29
Por: RegiãOnline
Compartilhe:

Por G1 MT

(Foto: Wagner Antonio de Souza Jr/Arquivo Pessoal)

 

 

A onça-pintada que se 'mudou' para uma ilha no Centro de Cáceres, a 220 km de Cuiabá, que fica no na região do Pantanal pode ser monitorada por uma entidade internacional. A informação é da prefeitura daquele município, que informou estar consultando especialistas sobre o caso.

A nova moradora chamou a atenção dos moradores e passou a viver a cerca de 100 metros das ruas do município.

Por causa da proximidade, o animal virou atração, mas preocupa os ambientalistas e autoridades ambientais.

Em nota, a prefeitura afirmou que o monitoramento deve ser feito para fazer "com que a estadia da onça seja de absoluta harmonia entre a população e o meio ambiente, com total segurança das pessoas e do animal, que necessita também de respeito e proteção".

A ideia é que o monitoramento seja feito através de uma coleira colocada na onça e informe, em tempo real, a localização dela.

Para isso, a prefeitura afirmou estar consultando diversas entidades ambientais.

Segundo a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema-MT), o animal se trata de uma fêmea possivelmente prenhe ou acompanhada de um filhote, que estaria sendo treinado para a vida adulta.

De acordo com o órgão, autoridades locais haviam cogitado a hipótese de promover a captura do animal que, posteriormente, seria solto em outro lugar. A proposta, entretanto, foi refutada.

Segundo a Sema, o animal é uma fêmea possivelmente prenhe (Foto: Wagner Antonio de Souza Jr/Arquivo Pessoal)Segundo a Sema, o animal é uma fêmea possivelmente prenhe (Foto: Wagner Antonio de Souza Jr/Arquivo Pessoal)

Segundo a Sema, o animal é uma fêmea possivelmente prenhe (Foto: Wagner Antonio de Souza Jr/Arquivo Pessoal)

Ainda em nota, o governo alertou para que os moradores, em momento algum, tentem capturar a onça ou fazer manobras para fazer fotos com o animal.

Para o represetante da ONG Panthera, Fernando Tortato, a melhor ação a se fazer é tentar afugentar o animal.

"Minha sugestão é que a polícia, os bombeiros, as autoridades ambientais usem fogos de artífico ou algum meio que deixe de ser confortável para a onça ficar perto da cidade", disse.

 

 

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias