Quarta, 02 de Outubro de 2024
24°C 39°C
Dourados, MS
Publicidade

Onça parda aparece em parque da Região Metropolitana de Porto Alegre pela primeira vez em mais de 15 anos

Onça parda aparece em parque da Região Metropolitana de Porto Alegre pela primeira vez em mais de 15 anos

13/07/2018 às 18h10 Atualizada em 13/07/2018 às 22h10
Por: RegiãOnline
Compartilhe:

Por G1 RS

(Foto: Divulgação/Sema)

 

 

 

Uma onça parda foi flagrada em vídeo andando pelo Parque Estadual de Itapuã, em Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre, após mais de 15 anos do último registro oficial da presença do animal no local. Também conhecida como puma, leão-baio ou suçuarana, a onça parda é o segundo maior felino do continente americano, atrás apenas da onça-pintada.

Segundo a Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul, órgão ao qual o parque está vinculado, o animal foi flagrado por câmeras noturnas. O equipamento foi instalado após a equipe do parque encontrar pegadas correspondente à onça. No dia 16 de junho, o animal passou em frente às câmeras.

Pegada do animal foi encontrada no parque, e equipe instalou câmeras noturnas para tentar flagrá-lo (Foto: Divulgação/Sema)Pegada do animal foi encontrada no parque, e equipe instalou câmeras noturnas para tentar flagrá-lo (Foto: Divulgação/Sema)

Pegada do animal foi encontrada no parque, e equipe instalou câmeras noturnas para tentar flagrá-lo (Foto: Divulgação/Sema)

A onça pode chegar a pesar 75 kg e medir mais de dois metros. "É o topo da cadeia alimentar", explica Dayse Rocha, gestora do parque. Para Dayse, o registro indica que o parque, que é uma unidade de conservação de proteção integral, está cumprindo o seu papel.

"É uma evidência que o parque está exercendo a sua função de garantir a biodiversidade e preservar o meio ambiente", ressalta ela. Segundo Dayse, o parque irá promover uma campanha de conscientização ambiental para proteger o animal.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias