No último fim de semana, nos dias 7 e 8 de abril, o ônibus da Justiça Itinerante foi até a aldeia indígena Lagoinha, na comarca de Aquidauana, para levar os serviços jurídicos do Poder Judiciário de MS. Nesta ação, 55 conversões de união estável em casamento foram realizadas nos dois dias em que a equipe do juiz Cezar Luiz Miozzo, titular da 8ª Vara do Juizado Especial de Campo Grande, esteve na aldeia.
A ação da unidade móvel é inédita em territórios indígenas e integra a parceria do Tribunal de Justiça de MS com o programa do Governo do Estado “Saúde Mais Perto de Você Indígena”. Além dos serviços do Poder Judiciário de MS havia outros, disponibilizados pelo Governo do Estado. Participaram autoridades públicas e lideranças indígenas.
Além dos índios da aldeia Lagoinha, também foram atendidos pessoas das aldeias próximas, que ficam na região de Taunay, em Aquidauana.
Todos os acordos realizados durante a passagem da Justiça Itinerante serão homologados pelos juízes da comarca de Aquidauana, Juliano Luiz Pereira e Juliano Duailibi Baungart.