Quinta, 03 de Outubro de 2024
25°C 38°C
Dourados, MS
Publicidade

​Pé de caju com 1.800m² em fazenda de Aparecida do Taboado vira atração na TV

​Pé de caju com 1.800m² em fazenda de Aparecida do Taboado vira atração na TV

14/03/2018 às 13h19 Atualizada em 14/03/2018 às 17h19
Por: RegiãOnline
Compartilhe:

 

https://www.costalestenews.com.br

 

 

 

    Aparecida do Taboado (MS) – Um cajueiro plantado na Fazenda São João virou notícia no Estado após matéria veiculada pela TV Morena, no Programa Meu Mato Grosso do Sul, em agosto do ano passado, mas reprisada recentemente.

Dona Diva Goulart Pereira e o marido, Sr. João Pereira de Queiroz, donos da fazenda, se orgulham muito da árvore, que já tem mais de 65 anos e é o xodó da família.

Com cerca de 1.800m², o equivalente a 300 carros estacionados um ao lado do outro, o cajueiro vem crescendo e se expandindo cada vez mais, “mas ele não invade o espaço da casa, geralmente quando encontra alguma coisa pela frente ele para e só cresce pra cima”, explicou seu João.

De acordo com dona Diva, a árvore foi plantada em 1952 por dona Idalina, mãe de Gilberto Queiroz. Em épocas anteriores, chegou a exibir cajus de 400 gramas, “a gente tirava um balde de 20 litros toda semana. Nós fazíamos suco, doce de calda, doce seco, era muito bom”, lembrou Gilberto.

No entanto, há pouco tempo a árvore deixou de produzir e a família iniciou um tratamento a base de caldo bordalesa para que o cajueiro possa voltar a exibir os frutos tão atrativos, “e eu já estou percebendo melhoras. Já tem caju apontando. Eu vou poder voltar a fazer os meus docinhos”, comemorou dona Diva.

Segundo um especialista em Botânica, no Brasil há apenas 2 tipos de cajueiro: uma espécie do cerrado e outra que costuma brotar no litoral. Devido o terreno arenoso, a de Aparecida do Taboado se iguala à primeira, onde em Natal, no Rio Grande do Norte, está plantado o maior cajueiro do mundo, com mais de 8 mil m² e registro no Guiness Book.

Fotos: Reprodução/GShow

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias