(Foto: Tiago Apolinário / Da Hora Bataguassu)
Dos 20 funcionários socorridos após inalarem amônia que vazou com rompimento em duto de gás, muitos já foram liberados. Conforme a secretária de saúde de Bataguassu, Maria Angélica Benetasso, ninguém ficou gravemente ferido.
“Todos estão bem, não teve nenhum caso grave, não chegaram a desmaiar e foram socorridas conscientes”, informou a secretária ao Portal Correio do Estado. No hospital, homens e mulheres que trabalhavam no frigorífico na hora do episódio foram medicados hidratados e alguns já foram liberados, outros ainda continuam em observação.
Equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada por volta das 12h50min e cinco viaturas se deslocaram para socorrer as vítimas. Os trabalhos foram concluídos por volta das 16h. “Esperamos o gás dispersar, enquanto o local não estiver zerado, não podemos liberar o local para uso novamente”, contou à reportagem o major Teller, responsável pela ocorrência.
De acordo com o major, o vazamento aconteceu devido ao funcionamento da válvula de alívio do sistema de amônia do frigorífico. “Se não tivesse funcionado o problema poderia ter sido maior. A válvula foi fabricada para acontecer isso mesmo”, alegou Teller.
Com roupas próprias, máscara e equipamento de proteção específico os militares entraram no local e fecharam a válvula. Diante do ocorrido, alarmes de evacuação da unidade foram soados e todos os trabalhadores saíram rapidamente do local, porém, alguns inalaram o gás e chegaram a passar mal no interior da empresa.
Vítimas foram levadas através de carros particulares e de ambulâncias até o Pronto Socorro da cidade.
SEGUNDA VEZ - No dia 25 de outubro do ano passado jovem de 19 anos precisou de atendimento médico ao passar mal durante vazamento de amônia em frigorífico.
Na ocasião, funcionários acionaram socorristas informando a respeito do vazamento de amônia e, ao chegar no local, militares foram barrados na portaria do frigorífico e impedidos de entrar no local.
Quando Corpo de Bombeiros conseguiu ter acesso a sala de resfriamento onde ocorreu o incidente, funcionários já tinham evacuado a área e feito a contenção do vazamento. Militares então isolaram o setor.
Uma jovem que trabalha no local inalou gás, passou mal, foi socorrida e encaminhada ao pronto socorro. (Atualizada ás 20 horas)
Mín. 21° Máx. 38°