Quinta, 03 de Outubro de 2024
25°C 38°C
Dourados, MS
Publicidade

Espécie de rã única é nomeada para homenagear Corumbá

Espécie de rã única é nomeada para homenagear Corumbá

25/02/2018 às 17h58 Atualizada em 25/02/2018 às 21h58
Por: RegiãOnline
Compartilhe:

correiodoestado

 

Encontrado apenas no Parque Municipal de Piraputangas e Maciço do Urucum, na borda oeste do Pantanal, a rã-oval Elachistocleis corumbaensis é o primeiro vertebrado nomeado em homenagem a cidade de Corumbá.

A Elachistocleis corumbaensis foi descrita em artigo científico na revista Phyllomedusa, publicação bianual da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, resultado da dissertação de mestrado do biólogo Alessandher Piva, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

O estudo detalha a diversidade de anfíbios anuros em uma área de floresta estacional semidecidual no Parque Municipal de Piraputangas, em Corumbá. Outra informação importante para os pesquisadores é de que a nova espécie aumenta para quatro o número de rãs de formato oval no Estado, divulgou o Diário Corumbaense.

EXÓTICA

A espécie de rã encontrada em Corumbá difere-se de todas as outras conhecidas do mesmo gênero por ter de 26,9 milímetros (mm) a 40,3 mm de altura (anfíbios como os Elachistocleis ovalis, por exemplo, possuem até 3,3 cm de altura), dorso ligeiramente áspero, acinzentado, com pequenos pontos brancos dispersos em uma mancha cinza alongada e com um único saco vocal.

O artigo “A new species of Elachistocleis (Anura: Microhylidae) from the Brazilian Pantanal” pode ser acessado através do seguinte endereço: https://www.phyllomedusa.esalq.usp.br/table.php?V=16&N=2.

PARQUE

Em dezembro do ano passado, o governo federal autorizou a cessão do Parque Natural Municipal de Piraputangas (PNMP), distante cerca de 25 quilômetros da área urbana corumbaense, na região de Maria Coelho, para o Município de Corumbá.

Com área aproximada de 1.930 hectares, o Parque Natural Municipal de Piraputangas é uma unidade de proteção integral, ou seja, visa a proteção da natureza com normas mais restritivas sendo permitido apenas o uso indireto dos recursos naturais. Porém, desde sua criação, o local vem servindo para ações de conscientização, educação ambiental e pesquisas.

Estudos apontam que o Parque Municipal abriga 94 espécies entre flora e fauna, com destaque para 39 plantas, 25 mamíferos e 13 répteis. O prédio da sede com pouco mais de 177 metros quadrados possui laboratório, receptivo, sala multiuso, sanitários, suíte para o guarda-parque, depósito, copa-cozinha, quarto coletivo e área de serviço.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias