G1/AC
Apenas 53 alunos tiraram nota mil na redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2017, de acordo com o MEC (Ministério da Educação). O número representa uma queda no total, já que no ano anterior foram 77 notas máximas obtidas na prova. Neste ano, os candidatos escreveram sobre o tema "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil".
O número de alunos com nota máxima na redação foi um dos dados apresentados pelo MEC nesta quinta-feira (18), data da liberação das notas do Enem 2017, disponível na página do participante.
Notas zero na redação
Das 4,72 milhões de redações corrigidas, 309.157 tiveram notas zero. A fuga ao tema da prova foi o motivo para zerar a redação. Em 2016, apenas 0,78% dos alunos cometeram este erro. Em 2017, o número subiu para 5,01%.
Apesar de haver menos “notas mil” em comparação com o Enem do ano anterior, em que 77 alunos tiraram a nota máxima na redação, o rendimento dos estudantes foi melhor. A nota média da redação passou de 541,9 para 558.
Maria Inês Fini, presidente do Inep, afirma que a quantidade de alunos que fugiram ao tema não é um dado que assusta – mesmo tendo subido 542%. "Não aumentou tanto", "é absolutamente normal."
De acordo com o Inep, 205 candidatos desrespeitaram os direitos humanos no Enem. Uma decisão do Supremo Tribunal Federal garantiu que esse tipo de prova não seria anulada. Na prática, o aluno não zerou a redação, só perdeu pontos.
Ainda segundo o instituto, apenas 6,5% das redações receberam nota zero. Os motivos foram: fuga ao tema (5,01%), prova em branco (0,80%), texto insuficiente (0,33%), parte desconectada (0,17%), não atendimento ao tipo textual (0,11%), cópia do texto motivador (0,09%), outros motivos (0,03%).
Ainda de acordo com a presidente, a alta na quantidade de candidatos que fugiram ao tema da prova não salta aos olhos. “Isso é absolutamente normal. Não é uma coisa que chama a atenção."
Texto e justificativas das notas da redação
O chamado "espelho das redações" sai no dia 19 de março. O espelho é a cópia digitalizada do texto escrito pelos candidatos na prova. Além deles, os participantes podem ver a nota e a justificativa atribuída pelos corretores a cada uma das cinco competências avaliadas na redação.
Neste mesmo dia, o Inep divulga o resultado dos alunos treineiros, que fizeram a prova sem validade para se candidatar a uma vaga no ensino superior.
Novas datas do Sisu
O ministro Mendonça Filho afirma que, como a divulgação das notas do Enem foi antecipada em um dia, a abertura do Sisu (O Sistema de Seleção Unificado) vai ser antecipada para de 23 a 26 de janeiro. O Sisu seleciona estudantes com base nas notas do Enem para conceder vagas em universidades públicas.
Enem 2018: inscrições e datas das provas
O Enem 2018 será aplicado em 4 e 11 de novembro. O edital será publicado em 21 de março e as inscrições serão realizadas de 7 a 18 de maio.
Encceja
Na coletiva, foi anunciado também que o resultado do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) sai até dia 30 de março. O Inep frisou que existe, sim, a possibilidade de ele vir antes desta data, mas o órgão afirmou que trabalha com este prazo final.
Mín. 22° Máx. 32°