O Internacional é o primeiro campeão nacional do Brasileirão de Aspirantes, competição criada neste ano para equipes sub-23. O Colorado venceu o Santos por 3 a 1 no Beira Rio, no jogo de ida, e garantiu o título neste domingo, na Vila Belmiro, ao arrancar empate em 1 a 1.
O Peixe, que precisava vencer por 2 a 0 para levar a decisão para os pênaltis, pressionou e teve maior posse de bola, mas o Colorado do técnico Gustavo Colbachini, se fechou e jogou por uma bola.
Os donos da casa só abriram o placar após passe de Diogo Vitor e gol de Diego Cardoso nos acréscimos do primeiro tempo. Porém, no retorno do intervalo, a superioridade do Santos não prevaleceu.
O técnico Kleiton Lima sacou o atacante Lucas Crispim para colocar Matheus Augusto, de mais velocidade, mas foi o Inter que cresceu no jogo. Depois de só se defender, o centroavante Joanderson aproveitou uma das poucas jogadas de ataque do Colorado para empatar.
A decisão também foi marcada por discussões. O zagueiro Fábio Alemão, do Inter, acertou Diego Cardoso no joelho durante jogada de ataque do Alvinegro e levou amarelo. Não satisfeitos, os santistas foram para cima do árbitro Vinicius Furlan, que advertiu dois jogadores do Santos por reclamação.
O Santos estava invicto até o primeiro jogo da final. A categoria sub-23 foi criada no clube em 2015 e revelou jogadores como Lucas Veríssimo, Vitor Bueno e Ronaldo Mendes.
O Internacional B, desde que foi criado, teve atletas como Leandro Damião, Walter, Lucas Lima, entre outros.