Terça, 22 de Abril de 2025
18°C 26°C
Dourados, MS

Iagro realiza levantamento de doenças e pragas nas lavouras de MS

Iagro realiza levantamento de doenças e pragas nas lavouras de MS

Por: RegiãOnline
14/12/2016 às 19h16 Atualizada em 14/12/2016 às 22h16

Iagro realiza levantamento de doenças e pragas nas lavouras de MS

Capa » Agronegócio

 

foto-1-672x372

 

O Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) realizará um levantamento nas lavouras de vários municípios do estado para monitorar a incidência e nível de infestação de pragas e doenças. As visitas serão realizadas nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro a fim de verificar a existẽncia da Helicoverpa armigera, ferrugem asiática e de lesmas no Estado.

O objetivo do levantamento é monitorar a incidência e nível de infestação da Helicoverpa armigera nas lavouras de soja em estágio inicial vegetativo. Os focos de ferrugem asiática serão verificados nos municípios de Amambai e Dourados, onde o Consórcio Antiferrugem, que trabalha por meio de parceria público-privada no combate à doença, recebeu recentes notificações. A alta infestação de lesmas também será monitorada durante os trabalhos.

A Helicoverpa armigera ataca mais de cem espécies cultivadas ou não, como soja, milho, café e sorgo. Filipe Petelinkar, que é o chefe da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal da Iagro, que fará o levantamento, diz que “até o momento a doença não foi constatada em nível de dano econômico ao produtor do Mato Grosso do Sul e não estamos em estado de emergência fitossanitária para esta praga”. Ele informou que amostras de sete propriedades foram enviadas e em 5 amostras foi constatada a presença da Helicoverpa armigera, o que é “um sinal de que está controlada com o monitoramento e aplicação de produtos”.

Para ter controle da Helicoverpa armigera, Filipe alerta que o produtor de soja deve utilizar as técnicas do Manejo Integrado de Pragas (MIP) e, quando necessário e recomendado por engenheiro agrônomo, deve aplicar produtos registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). “Caso o produtor venha a ter dificuldades para realizar o controle pode entrar em contato com a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) para receber apoio”, esclareceu.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários