A Câmara Municipal de Deodápolis aprovou, durante sessão ordinária realizada nesta segunda-feira, 22 de junho de 2026, duas Moções de Aplausos e Reconhecimento de autoria da vereadora Fernandinha Cazuza, em homenagem a profissionais que se destacam na área da segurança pública e em ações voltadas à proteção social no município e região.
A Moção nº 001/2026 foi destinada a Jessika Oliveira Santos e Lomanto Ferreira Lima, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido por meio do Programa Mulher Segura (Promuse), que atua no atendimento, orientação, fiscalização e proteção de mulheres em situação de violência doméstica, além de ações preventivas e educativas nos municípios atendidos.
Já a Moção nº 002/2026 homenageou a tenente-coronel Gabriela Letícia Fernandes de Oliveira, comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar, em Dourados, que fez história ao se tornar a primeira mulher a assumir o comando da unidade, responsável pela segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul.
Durante a defesa das proposições, a vereadora Fernandinha Cazuza ressaltou a importância de valorizar profissionais que atuam diretamente na proteção da população e no fortalecimento das políticas públicas de segurança, destacando o compromisso e a dedicação dos homenageados.
A tenente-coronel Gabriela Letícia Fernandes de Oliveira agradeceu a homenagem e destacou sua trajetória na Polícia Militar, relembrando sua passagem pelo comando do 14º Batalhão da PM, responsável pelos municípios de Deodápolis, Glória de Dourados, Jateí, Vicentina e Fátima do Sul.
Ao receber a honraria, a oficial destacou especialmente a implantação do Programa Mulher Segura em Deodápolis, ressaltando a importância da iniciativa no fortalecimento das ações de enfrentamento à violência doméstica e proteção às mulheres. Ela também agradeceu o apoio recebido ao longo de sua atuação na região, por meio da administração municipal, assistência social, forças de segurança, Ministério Público e Poder Judiciário.
A comandante enfatizou ainda que os resultados obtidos foram fruto do trabalho conjunto entre diferentes instituições e servidores públicos, destacando que a integração entre os órgãos foi fundamental para o avanço das ações de segurança pública. Segundo ela, nenhuma conquista é individual, mas resultado de esforços coletivos em prol da sociedade.
Ela afirmou ainda que sua nomeação ao comando do 3º Batalhão representa o reconhecimento de uma trajetória construída com dedicação, responsabilidade e experiência ao longo dos anos, além de simbolizar a ampliação da participação feminina em cargos de liderança na segurança pública.
A servidora Jessika Oliveira Santos também utilizou a tribuna para agradecer a homenagem recebida. Em sua fala, destacou o compromisso diário com o Programa Mulher Segura (Promuse) e a importância do trabalho desenvolvido junto às famílias atendidas.
“Nosso trabalho é feito com responsabilidade, escuta e dedicação. Esse reconhecimento reforça ainda mais o compromisso de continuar atuando na proteção das mulheres e no fortalecimento das ações do programa”, afirmou.
O servidor Lomanto Ferreira Lima também foi homenageado e agradeceu o reconhecimento, destacando a importância do trabalho desenvolvido em conjunto no Programa Mulher Segura. Ele ressaltou que a atuação integrada e o comprometimento das equipes são fundamentais para garantir o atendimento e a proteção das famílias acompanhadas pelo programa.
Durante a sessão, todos os vereadores fizeram uso da palavra para parabenizar a vereadora Fernandinha Cazuza pela autoria das moções e também para reconhecer os homenageados. Os parlamentares destacaram a importância das ações desenvolvidas pelo Promuse e pela atuação da Polícia Militar na região.
A Câmara ressaltou ainda que as homenagens representam o reconhecimento institucional a profissionais que contribuem de forma efetiva para a segurança pública, proteção social e melhoria da qualidade de vida da população de Deodápolis e municípios vizinhos.
As duas Moções de Aplausos foram aprovadas por unanimidade, em clima de reconhecimento e valorização dos serviços prestados, reforçando o compromisso do Poder Legislativo com a valorização de iniciativas que fortalecem o atendimento à população.