O município de Vicentina é uma das localidade de Mato Grosso do Sul atendidas com um Ponto de Inclusão Digital (PID), que é uma parceria do Tribunal de Justiça do Estado (TJ/MS) com a Prefeitura local. O espaço garante a população acesso a processos e outras demandas das pessoas para questões cíveis e criminais.
Conforme Elidiano Schausst (foto em destaque na sala de audiências), responsável pelo atendimento do PID em Vicentina, o local tem muita procura pelas pessoas da comunidade, porque evita que elas saem do município para consultar processos. O servidor da Prefeitura explica que o PID é estruturado para garantir acesso à justiça, contando inclusive com salas de audiência e para o atendimento presencial de um magistrado.
Elidiano explica que o PID funciona das 12h às 18h, no mesmo horário do f’órum da comarca e do Tribunal de Justiça. O servidor destaca que o local já se tornou uma referência de uma parcela da população que tem demandas judiciais, que procuram o PID para acompanhamento e atendimento, inclusive com a realização de audiências virtuais a partir do ponto de Vicentina.
O que é – Os Pontos de Inclusão Digital (PIDs) em Mato Grosso do Sul (MS) são locais equipados com computadores e acesso à internet, que visam facilitar o acesso da população a serviços públicos online, especialmente do Poder Judiciário.
Estes locais garantem acesso à justiça para que a população possa acessar serviços judiciais online, como processos, petições, e até mesmo consultar informações sobre processos. Além de serviços judiciais, os PIDs podem oferecer acesso a outros serviços públicos, como da prefeitura, do governo estadual e federal.