Com o objetivo de levar mais desenvolvimento e geração de renda para a agricultura familiar, o deputado Renato Câmara articulou uma reunião com o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) — que já desenvolve um projeto de piscicultura em tanques de geomembrana —, com a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Sidrolândia e os vereadores Adavilton Brandão e Shirlei Pigosso Basso.
A proposta é levar esse modelo inovador para os assentamentos do município, criando uma alternativa produtiva de baixo custo, sustentável e capaz de melhorar a renda das famílias. Ao final da reunião, ficou definido que será feito um estudo de viabilidade técnica e econômica. Caso seja aprovado, o projeto será encaminhado para a Prefeitura de Sidrolândia, sob gestão do prefeito Rodrigo Basso, para possível implantação.
A reunião também contou com a participação do vereador Flavinho Lopes, de Bela Vista, que atendeu ao convite do deputado para conhecer o projeto e avaliar a possibilidade de levar a proposta ao prefeito Gabriel Boccia, ampliando o impacto da iniciativa para outros municípios.
A atual reitora do IFMS, Elaine Borges Monteiro Cassiano, reconheceu a importância da iniciativa do deputado Renato Câmara, que sugeriu o projeto para Sidrolândia e Bela Vista. “Esse é um exemplo claro de como a ciência pode ser aplicada para transformar vidas, levando segurança alimentar e geração de renda para assentamentos e comunidades indígenas”, afirmou.
Agora, os encaminhamentos seguem para os estudos técnicos. Se tudo der certo, Sidrolândia poderá, em breve, ser referência em piscicultura na agricultura familiar.