Segunda, 19 de Maio de 2025
17°C 30°C
Dourados, MS

Fórum reafirma união do setor avícola e Renato Câmara reforça vigilância sanitária em MS

Fórum reafirma união do setor avícola e Renato Câmara reforça vigilância sanitária em MS

RegiaoOnline
Por: RegiaoOnline Fonte: Débora Louise Gardin Guglielmelli Foto: Flávio Retratista
16/05/2025 às 12h05
Fórum reafirma união do setor avícola e Renato Câmara reforça vigilância sanitária em MS
Durante o evento, o deputado reforçou o compromisso com a segurança sanitária, especialmente após a confirmação do primeiro foco de gripe aviária em granja comercial no Brasil, noticiado nesta sexta-feira.

Em um momento em que o Brasil volta os olhos para a segurança sanitária nas granjas, o 4º Fórum da Avimasul, realizado nesta sexta-feira (13) durante a Expoagro em Dourados, ganhou ainda mais relevância. Produtores, especialistas e lideranças políticas se reuniram para discutir o futuro da avicultura em Mato Grosso do Sul, em meio a um cenário de crescimento e também de atenção redobrada. A organização foi da Associação dos Avicultores do Estado, presidida por Franciele Corneli, com participação do deputado estadual Renato Câmarapresidente da Frente Parlamentar da Avicultura.

Criada em 2022 na Assembleia Legislativa, a Frente tem se consolidado como espaço técnico e político de diálogo com o setor produtivo, acompanhando políticas públicas, propondo medidas de estímulo e atuando com foco na sustentabilidade da cadeia avícola.

 



A organização do 4º Fórum foi da Associação dos Avicultores do Estado, presidida por Franciele Corneli, com participação do deputado estadual Renato Câmarapresidente da Frente Parlamentar da Avicultura.



Durante o evento, o deputado reforçou o compromisso com a segurança sanitária, especialmente após a confirmação do primeiro foco de gripe aviária em granja comercial no Brasil, noticiado nesta sexta-feira. “O fórum foi um sucesso e demonstrou que a avicultura em Mato Grosso do Sul é forte, organizada e atenta. Temos no nosso quintal soja e milho, insumos estratégicos para a produção de proteína. Mas também temos responsabilidade: vamos intensificar os cuidados sanitários e reforçar a vigilância, sempre com base técnica, em parceria com o setor e com as autoridades de saúde animal”, afirmou Renato Câmara.

O estado é o 7º maior produtor e exportador de carne de frango do país, com um rebanho de 134 milhões de aves, e exportações que ultrapassam US$ 359 milhões. Municípios como Sidrolândia, Dourados, Ivinhema e Glória de Dourados têm papel relevante na produção, e a organização sanitária é apontada como um dos pilares da competitividade de Mato Grosso do Sul.

Segundo o deputado, a estrutura da Frente Parlamentar já está mobilizada para manter os produtores bem informados e respaldados. “Trabalhamos para garantir estabilidade, segurança e previsibilidade. A avicultura sul-mato-grossense é moderna, preparada e segue como um dos motores da economia estadual. É tempo de união, informação e ação coordenada”, destacou.

A articulação entre Legislativo, setor produtivo e governo estadual será intensificada nos próximos dias para acompanhar os desdobramentos do caso nacional. O compromisso, segundo Câmara, é manter a produção em pleno funcionamento, com protocolos rigorosos e apoio técnico contínuo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários