Segunda, 19 de Maio de 2025
17°C 30°C
Dourados, MS

Atenção às pessoas: Vicentina já é referência estadual com seu centro de inclusão

Atenção às pessoas: Vicentina já é referência estadual com seu centro de inclusão

RegiaoOnline
Por: RegiaoOnline Fonte: Elias Ferreira/lupanews
16/05/2025 às 11h58
Atenção às pessoas: Vicentina já é referência estadual com seu centro de inclusão

 

Liliane (e), técnica da Secretaria Estadual de Saúde, com a diretora Vilma, em frente ao centro terapêutico de Vicentina

O governo estadual estuda a possibilidade de implantação de centros de atenção e atendimento para pessoas com deficiência nos principais pólos regionais de Mato Grosso do Sul. Para avançar neste processo, visitas estão sendo feitas nos locais onde existem centros de atendimento com o objetivo de conhecer a experiência de acolhimento e funcionamento das unidades.

Na semana passada, Vicentina recebeu Liliane Pinho de Almeida, técnica da Rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência, da Secretaria Estadual de Saúde. Sua visita faz parte do mapeamento dos atendimentos às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), nas macrorregiões do Estado de MS.

Em Vicentina, Liliane foi recebida pela secretária municipal de Saúde, Ludelça Dorneles dos Santos (foto em destaque), que apresentou as instalações do Centro de Atendimento Terapêutico Eiko Eto Sato, que está funcionando desde o começo do ano com uma equipe multidisciplinar.

Junto com a diretora do centro Vilma Brito Leal, a secretária discorreu sobre o trabalho de acolhimento e atendimento às pessoas neuro divergentes. O encontro proporcionou trocas de conhecimentos e experiências, com a equipe local agradecendo a presença e expressando a satisfação de o trabalho vicentinense estar servindo de referência para a rede de atenção estadual.

Durante a visita, a secretária Ludelça e a diretora Vilma citaram o empenho do prefeito Cléber Dias da Silva na estruturação do centro e seu esforço para garantir atendimento com uma equipe de multidisciplinar, com um quadro de cinco especialistas, sendo um psicólogo, uma fonoaudióloga, uma psicopedagoga, uma terapeuta ocupacional, uma acompanhante terapêutica, uma secretária e uma coordenadora.

O novo centro de apoio à pessoa autista de Vicentina já atende 33 pessoas, sendo que mais três estão em observação para inclusão. O espaço contempla uma rede de apoio que atende pessoas de dois a 17 anos, no horário das 7h às 19h em dois dias e das 7h às 17h em três dias da semana.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários