O olhar pela inclusão e convivência saudável à pessoa idosa é uma das marcas da gestão da Prefeitura de Jateí. Com este propósito, a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Jateí tem promovido ações de fortalecimento da convivência, acolhendo e realizando diversas atividades com as pessoas idosas do município.
O centro das atividades de apoio e atenção à terceira idade é o Projeto Conviver, que desenvolve diversas atividades para uma vida saudável. Além da convivência local, o município também estabelece laços para promover a integrações com núcleos de outras localidades.
Voei adaptado – Um dos destaques do Projeto Conviver de Jateí é o volei adaptado. O município usa o esporte como ferramenta de inclusão e motivação para a atividade física e esportiva. A equipe local já participou, inclusive, de competições de nível estadual, para orgulho das famílias jateienses.
O secretário Diego Lima, da Assistência Social, pontua que, enquanto Jateí aguarda eventos oficiais para inscrição da equipe local, a Prefeitura mantém a rotina de treinos com as “meninas do volei adaptado”, além de procurar fazer jogos amistosos para movimentar as integrantes e a consequente integração com outros projetos semelhantes.
Neste ano, o volei adaptado já realizou duas partidas amistosas, recebendo em Jateí as delegações de Nova Alvorada do Sul – que é treinado pelo jateiense Walter Jorge Lima – e, mais recentemente, a equipe feminina de Glória de Dourados (foto em destaque). Além da disputa em quadra, a maior vitória é a convivência e fortalecimento da auto estima.
Diego Lima faz questão de citar que o apoio e atenção para integrantes do Projeto Conviver não resume apenas na parte esportiva, destacando as demais atividades para realçar os aspectos físico e mental de homens e mulheres participantes do projeto. “Com o apoio da prefeita Cileide e do vice Tiquinho, estamos trabalhando para fortalecer o Conviver de Jateí”, enfatiza Diego.