Em Vicentina, o compromisso com as pessoas também se faz levando prevenção em saúde onde elas estão. Um exemplo da determinação da nova gestão em atender às pessoas foi visto na manhã desta terça-feira, onde uma equipe volante percorreu setores da Prefeitura e de outros orgãos públicos, como a delegacia, para promover a imunização contra o vírus Influenza (gripe), que previne ainda contra a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que já matou mais de 200 pessoas no Estado, inclusive em municípios vizinhos.
A ação foi um instrumento para promover a vacinação – que está liberada para todas as idades em MS – por conta dos casos e mortes alarmantes relacionados às doenças respiratórias. Além da divulgação da campanha geral de imunização, a iniciativa da equipe volante foi um ato para conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção, porque vacinas salvam vidas. Elas podem até não impedir a incidência de doenças, mas ameniza o impacto para evitar sua gravidade e até a letalidade.
A equipe volante de vacinação foi liderada pela própria secretária municipal de Saúde, Ludelça Dorneles Santos, que é enfermeira por formação e vocação. Acompanhada da trabalhadora em saúde, Ivone Tomás da Silva, elas aplicaram gotas de saúde que podem salvar vidas no braço de homens e mulheres do serviço público.
O prefeito Cléber Dias da Silva e o delegado de polícia Bruno Carlos figuram como as primeiras pessoas vacinadas pela equipe de saúde itinerante. Além de receber a dose, eles também destacaram a importância das vacinas para salvar vidas.
Com a ação realizada neste dia 14 de maio, a gestão municipal de Vicentina reforça a importância da imunização como forma de proteção coletiva. Podem se vacinar pessoas a partir dos seis meses de idade. “Vacinar é um ato de amor e responsabilidade. Proteja você e quem está ao seu redor. Procure a unidade de saúde mais próxima e vacine-se”, este é o chamado da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Vicentina.