Destinar parte do pagamento do Imposto de Renda para ajudar na inclusão e assistência de crianças e adolescentes é uma iniciativa que não aumenta o valor desta obrigação anual para quem declara, mas dá muito lucro social. Por isso, a Prefeitura de Vicentina está incentivando as pessoas e empresas a doarem parte do Imposto de Renda devido ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
As doações destinadas ao apoio de projetos de assistência e promoção social do município podem ser de até 3% para pessoa física e 6% às empresas, devendo inserir o percentual na declaração anual. Uma cartilha explicativa está sendo entregue no município, direcionada ao público que faz declaração de renda, física ou jurídica, explicando o retorno social do gesto.
A campanha tem no prefeito Cléber Dias da Silva um de seus principais incentivadores da campanha do Imposto de Renda Solidário em Vicentina. Ele tem visitado empresas para sensibilizar sobre o lucro social que elas podem gerar, destinando aparte do imposto devido às obras de assistência do município.
A secretária municipal de Assistência Social, Josiane Sauer do Nascimento, destaca a importância da doação de parte do imposto de renda, pessoa física ou jurídica, para os projetos sociais. “Ao invés de o governo federal e estadual ficar com tudo para redistribuição, você poderá fazer essa dedução diretamente voltada ao seu município, ajudando assim a garantir melhor qualidade de vida às crianças e adolescentes de famílias vulneráveis e que ais precisam”, observa Josiane.
Em Vicentina, a parte do Imposto de Renda que pessoas e empresas destinarem ao município, serão usados em diversos projetos esportivos, culturais e recreativos, bem como de segurança alimentar. Existem ainda outras atividades, que ajudam formar para cidadania, dando esperança e perspectiva de um ser responsável e com disciplina para a vida.
“Pelo bem das crianças e adolescentes que mais precisam de nosso município, antecipamos os agradecimentos pela colaboração de todos que puderem contribuir com esta causa muito nobre e de dignidade para a vida”. conclama a secretária.