(Fotos: Beatriz Jorge)
A tradição está mantida em Jateí e as famílias terão peixe na mesa nesta Semana Santa de 2025. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, está promovendo a entrega de milhares de peixes à população local, especialmente às famílias inscritas nos programas sociais do município.
Na distribuição de peixes neste ano, a prefeita Cileide Cabral de Brito, além de manter a tradição, também aumentou em uma tonelada a quantidade de peixes a serem distribuídos. Agora são duas toneladas e meia de pescado. Só para efeito de comparação, é o mesmo tanto colocado num lago de Dourados, com a diferença é que lá é preciso ter a sorte de pescar o peixe e em Jateí ele é entregue nas mãos das pessoas e perto de suas casas.
Junto com o alimento que faz parte da tradição católica, a Prefeitura também entrega atenção e abraços afetuosos às pessoas.
Junto ao vice-prefeito Francisco Araújo Tiquinho e do secretário Diego Lima, a prefeita acompanha pessoalmente a entrega dos peixes no Assentamento Gleba Nova Esperança, na sede do município e também no distrito de Nova Esperança. Vereadoras e vereadores também se fazem presentes.
O simbolismo da entrega emociona quem participa do momento, pois os semblantes de quem entrega e de quem recebe o alimento representam um gesto de fraternidade e amor ao próximo. O ato faz resplandecer o sentimento de amor e bondade, ressuscitando a lembrança de quem se sacrificou e morreu crucificado para que todos e todas tenham vida em abundância.