Terça, 08 de Abril de 2025
20°C 33°C
Dourados, MS

Prefeita Cileide é a primeira mulher a presidir a Junta do Serviço Militar em Jateí

Prefeita Cileide é a primeira mulher a presidir a Junta do Serviço Militar em Jateí

RegiaoOnline
Por: RegiaoOnline Fonte: Elias Ferreira/lupanews
06/04/2025 às 17h07
Prefeita Cileide é a primeira mulher a presidir a Junta do Serviço Militar em Jateí

 

Prefeita Cileide assinou termo de posse ao lado do tenente Paulo César, do secretário da JSM, Wender Santiago, demais autoridades e convidados

 

Em 61 anos de história  do município, a prefeita Cileide Cabral da Silva Brito, de Jateí, é a primeira mulher a presidir a Junta de Serviço Militar (JSM) de Jateí, Sua posse ocorreu durante solenidade em seu gabinete, no começo da semana. Sua posse coincide, também, com outro fato histórico, é que no ano que começou o alistamento feminino para as forças armadas.

A prefeita foi empossada na função de presidente da JSM por Paulo César da Rosa Carvalho, tenente delegado do Serviço Militar da Brigada do Exército Brasileiro em Dourados, a qual Jateí está vinculada. A posse de Cileide foi acompanhada pelo vice-prefeito Francisco Alves Tiquinho de Araújo e pelo vereador Robson Carmo, presidente da Câmara Municipal, pelo secretário local da JSM, Wender Santiago dos Santos Caneti e demais convidados e convidados.

JSM é um orgão público ligado a Prefeitura que realiza o alistamento militar e outros serviços relacionados à Lei do Serviço Militar. Entre suas funções estão o alistamento, emissão e entrega de documentos de serviço militar e reserva. Para as pessoas do sexo masculino o alistamento é obrigatório para quem completa 18 anos de idade. O período de alistamento é de 2 de janeiro a 30 de junho. 

Mulheres nas forças – Para as mulheres, Apesar de não ser obrigatório, o serviço militar tem atraído grande procura da população feminina. Em pouco mais de um mês, de 1º de janeiro a 5 de fevereiro, mais de 23,5 mil mulheres se alistaram para o processo de seleção, demonstrando o interesse em servir ao País e incorporar-se às Forças Armadas. Até o dia 2 de abril, 27.395 haviam ajustadas para seleção.
O número de vagas para mulheres no serviço militar voluntário crescerá progressivamente até que atinja 20% das vagas. Este ano estão sendo oferecidas 1.465 vagas – 1.010 vagas para o Exército; 300 para a Aeronáutica e 155 para a Marinha. A expectativa é a de  que sejam aumentados progressivamente esses números, até que se atinja um índice de 20% das vagas do serviço militar.
No MS, o alistamento é feito apenas na capital, sendo que o processo de admissão é por critério de seleção, obedecendo várias etapas até a convocação, caso seja aprovada.
Atualmente, o ingresso de mulheres na vida militar já pode ser feito em todas as instâncias na Marinha. Já no Exército e Aeronáutica, até então, o acesso se dava somente como oficiais ou sargentos de carreira por meio de concurso público.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários