A Prefeitura de Vicentina vai entregar oficialmente na quarta-feira, 2 de abril – Dia Mundial do Autismo – as instalações de seu novo centro de apoio à pessoa autista. Além de entregar, a gestão municipal vai fazer uma concentração, chamando a comunidade para a integração e convívio, visando a convivência e inclusão, com respeito às diferenças.
A concentração para a inclusão será a partir das 7h (em frente ao Sicredi), com recepção da comunidade e acolhimento à pessoa autista e suas famílias. Depois do acolhimento para a inclusão, às 10h será realizada a solenidade de inauguração do novo centro de apoio ao autista de Vicentina.
É importante ressaltar que o modelo de funcionamento e atendimento do novo centro municipal já é referência para outras cidades da região. Neste mês de março, por exemplo, Vicentina recebeu a visita de uma delegação do município de Ivinhema que veio conhecer as instalações e a forma de trabalho do Centro Terapêutico Eiko Eto Sato.
Para que o novo centro municipal de apoio ao autista entrar em funcionamento no começo deste ano, foi preciso um grande esforço da atual gestão municipal, visando criar as condições necessárias para o atendimento especializado e humanizado. Com uma equipe multidisciplinar, o centro conta com um quadro de cinco especialistas, sendo um psicólogo, uma fonoaudióloga, uma psicopedagoga, uma terapeuta ocupacional, uma acompanhante terapêutica, uma secretária e uma coordenadora.