Quarta, 09 de Abril de 2025
18°C 30°C
Dourados, MS

Projeto captura maior tatu-canastra já encontrado em parque de MS

Com 1,57 de comprimento, pesando 40 kg, macho foi localizado em Três Lagoas

RegiaoOnline
Por: RegiaoOnline Fonte: CAMPO GRANDE NEWS
26/03/2025 às 07h58
Projeto captura maior tatu-canastra já encontrado em parque de MS
Imagens: Divulgação/@projetotatucanastra

Tatu-canastra com 1,57 de comprimento, pesando 40 kg, foi o segundo da espécie capturado no Parque Natural Municipal do Pombo, em Três Lagoas. O macho adulto é o maior já registrado pelo Projeto Tatu-Canastra em 14 anos de pesquisa.

A novidade foi compartilhada na segunda-feira (24/03) pelo biólogo e coordenador do programa de conservação no Pantanal e Cerrado, Gabriel Massocato. O pesquisador explicou que, a partir de agora, o macho será monitorado e estudado pela equipe.

“Ele tem um transmissor e, assim, a gente vai conseguir seguir e entender quais ambientes ele usa dentro e fora do parque. Tudo isso para gerar informações para a gente conseguir preservar a espécie”, destaca.

O macho estava em uma área particular, próximo ao parque quando foi localizado. "Agora, a equipe está em diálogo com os proprietários das áreas vizinhas para firmar parcerias em prol da proteção da espécie, com estratégias de criação de corredores ecológicos entre o parque e as propriedades particulares", disse o projeto na postagem.

No Instagram, também foi compartilhado o que ocorreu após a captura. Na filmagem, o tatu-canastra aparece na rede sendo pesado e, depois, em uma mesa, passando por avaliação. Em outro trecho, é mostrado o transmissor mencionado pelo biólogo.


O Parque Natural Municipal do Pombo tem uma área de mais de 80 km² de vegetação nativa preservada e é a maior remanescente de vegetação do Cerrado da região. No dia 8 de janeiro deste ano, o projeto fez a captura de uma fêmea adulta em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (Semea). Após exames e coleta de amostras biológicas, ela foi solta novamente, se tornando a primeira da espécie a ser capturada no parque.

Sobre o programa - A iniciativa tem como objetivo fundamental a coleta de dados sobre a densidade populacional e os padrões comportamentais do tatu, além de contribuir para a conservação do bioma Cerrado. Os pesquisadores têm monitorado de perto as atividades do tatu, que incluem a construção de tocas subterrâneas e a alimentação, além de realizar a análise do habitat da espécie.

O Projeto Tatu-Canastra no Cerrado é uma iniciativa do Instituto de Conservação de Animais Silvestres (ICAS), em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio de Três Lagoas.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários