Sabendo da importância do principal líquido para a sobrevivência humana, A Prefeitura de Jateí celebrou com destaque o Dia Mundial da Água, com a realização de evento no Sítio Ecológico Gerson Pereira Dias”. As atividades foram realizadas na quinta-feira (20) e contou com a participação de estudantes de toda as escolas do município.
Mais de 300 estudantes das escolas Mafalda Targino, Maria Anunciada Gomes, Joaquim Viana e Bernadete Leite, participaram da ação educativa para sustentabilidade.
As celebração pelo 22 de março – Dia Mundial da Água – foi coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente, com apoio da Secretaria de Educação e contou com a presença da prefeita Cileide Cabral de Brito, e também do vice-prefeito Francisco Tiquinho, além de secretários municipais e profissionais da educação do município.. A prefeita chegou a participar de algumas atividades, junto dos estudantes e demais presentes ao evento.
O objetivo da ação foi o de contribuir na formação da consciência ecológica dos alunos, e garantir que estes tenham acesso às ações previstas no Programa Municipal de Educação Ambiental no Sítio Ecológico Gerson Pereira Dias e no Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI) de Jateí, através da realização de práticas que visam promover maior contato das crianças com a natureza.
Durante toda a manhã do dia 20 de março foram ofertadas atividades para crianças com idades entre quatro e sete anos, como caminhada em trilha ecológica, apresentação de vídeos educativos relacionados à conservação da água, atividade de colorir, apresentação de teatro, plantio simbólico de mudas de árvores e atividades recreativas como futebol de sabão e escorrega.
Dia da Água – O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 22 de março de 1992. A data foi instituída para conscientizar a população sobre a importância da água e a necessidade de preservá-la.
A água é um elemento fundamental para a vida humana, pois é essencial para o funcionamento do corpo, regula a temperatura corporal e ajuda a eliminar toxinas.