Sexta, 04 de Abril de 2025
20°C 31°C
Dourados, MS

Vicentina em alerta: Com apoio do Estado, Prefeitura volta convocar população para guerra contra a dengue

Vicentina em alerta: Com apoio do Estado, Prefeitura volta convocar população para guerra contra a dengue

RegiaoOnline
Por: RegiaoOnline Fonte: Lupanews
23/03/2025 às 11h05 Atualizada em 23/03/2025 às 11h20
Vicentina em alerta: Com apoio do Estado, Prefeitura volta convocar população para guerra contra a dengue

 

Guerra ao mosquito: Técnicos da Prefeitura e do Estado durante reunião conjunta em Vicentina

O município de Vicentina está vivenciando um perigo real, que são os números assustadores de casos notificados e confirmados de dengue e chicungunya, além da zica. Estas doenças que estão matando muitas pessoas no Estado são transmitidas pelo mosquito aedes aegypti, vetor que se prolifera em locais de água parada (limpa ou suja).

Em função do quadro alarmante e de mortes registradas no MS – além de casos graves em toda a região – a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Vicentina está emitindo novo alerta para a necessidade da população intensificar ainda mais sua participação no combate aos focos do mosquito, dentro de suas casas e também nos quintais e demais locais de convívio.

Fumacê e parceria – Além de convocar a população para reforçar as trincheiras da luta, a Saúde de Vicentina acaba de receber um importante apoio da Secretaria Estadual de Saúde, que será a presença de um veículo equipado para pulverização nas ruas (Fumacê).

Fumacê é uma técnica de aplicação de inseticida que utiliza um veículo com pulverizador para eliminar mosquitosÉ uma estratégia recomendada para combater a dengue, a Zika e a chikungunya. 

Na semana passada, Vicentina recebeu técnicos da Coordenação Estadual de Controle de Vetores para discutir parcerias e estratégias de combate ao mosquito, em função do quadro alarmante de contágio e da proliferação do mosquito. A reunião em Vicentina contou com o técnico Mário Jânio da Silva (SES/MS), da secretária municipal de Saúde, Ludelça Dorneles dos Santos e das equipes de vigilância epidemiológica do município.

“A Secretaria Estadual de Saúde tem nos apoiado muito. Recebemos inseticidas e vamos receber o Leco ( carro do fumacê) para ajudar no trabalho”, afirma Ludelça, acrescentando que a luta é para conter a transmissão para evitar uma possível epidemia destas doenças.

CRONOGRAMA UBV CARRO DO FUMAÇE (LECO)

Data Horário – manhã Horário – tarde  
20/03/2025 quinta- feira   16:00 as 20:00 tarde
21/03/2025 sexta- feira 04:00 as 08:00 16:00 as 20:00 Cedo/tarde
22/03/2025 sábado 04:00 as 08:00 16:00 as 20:00 Cedo/tarde
23/03/2024 domingo 04:00 as 08:00 16:00 as 20:00 Cedo/tarde
24/03/2025 segunda- feira 04:00 as 08:00   Cedo

 

 

A partir desta quinta-feira (20) até a segunda-feira (24), o fumacê será utilizado em Vicentina. A Prefeitura está orientando para a população faça sua parte para garantir a eficácia do trabalho. “Contamos com a colaboração de todos para reforçar as ações de combate ao Aedes aegypti. Não se esqueça de eliminar criadouros, como recipientes com água parada, para complementar essa iniciativa”, reforça a secretária Ludelça.

Recomendações gerais:

–  Mantenha portas e janelas abertas durante a passagem do fumacê para que o inseticida atinja os locais onde os mosquitos possam estar escondidos.
–  Cubra alimentos, utensílios de cozinha e aquários para evitar contaminação.
–  Recolha roupas e objetos expostos no varal ou áreas externas.
–  Após a aplicação, lave frutas, verduras e outros alimentos colhidos no quintal antes do consumo.
–  Pessoas com problemas respiratórios ou sensibilidade ao produto devem permanecer em locais protegidos durante a pulverização.

Cuidados com os animais de estimação:

 – Mantenha cães, gatos e outros animais de estimação em ambientes protegidos durante a aplicação do fumacê.
–  Cubra gaiolas e aquários, retirando-os de áreas externas ou garantindo boa ventilação antes de devolver os animais ao local.
–  Lave os recipientes de comida e água dos animais após a aplicação para evitar qualquer risco de contaminação.
 Caso note sinais de mal-estar em seu pet, como tosse ou indisposição, procure orientação de um veterinário.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários