O Pix por aproximação, nova funcionalidade implementada pelo Banco Central, passou a valer, oficialmente, em todo o território nacional, nesta sexta-feira (28/02). A função permite a realização de pagamentos instantâneos ao encostar o celular na maquininha, com a tecnologia NFC (Near Field Communication, cuja tradução é “Comunicação em Campo Próximo”).
Para te deixar a par dessa novidade, o Jornal Midiamax reuniu todas as informações a respeito da utilização da nova função, para que você fique por dentro dessa funcionalidade que visa, principalmente, diminuir etapas nos pagamentos on-line. Veja abaixo!
Como vai funcionar o Pix por aproximação?
Além de pagar compras de forma física a partir da tecnologia NFC, explicada anteriormente, o Pix por aproximação também poderá ser utilizado para compras online, com apenas um clique, dispensando o uso de leitura de QR Code.
O procedimento, que é semelhante ao pagamento por aproximação com cartão de crédito ou débito, terá o limite de R$ 500 por transação.
Até a tarde da última quinta-feira (27/02), somente o Google Pay estava cadastrado no Banco Central, por isso, a novidade só funcionará no Android, o sistema operacional do Google. É esperado que, em breve, a Apple também libere a funcionalidade para o sistema iOS.
Pelo menos dois bancos, Bradesco e Banco do Brasil, oferecem a tecnologia dentro de seus aplicativos. A expectativa é que outros bancos passem a oferecer a funcionalidade em seus aplicativos a partir desta sexta-feira.
As outras formas de iniciação, como a chave e o QR Code continuam existindo. A funcionalidade é de disponibilidade facultativa, tanto para carteiras digitais, como para bancos e para provedores de maquininhas. Além disso, o Pix por aproximação é possível apenas em maquininhas habilitadas.
Como ativar o Pix por aproximação?
Para ativar o Pix por aproximação em uma carteira digital, é necessário vincular a conta bancária a essa carteira, parecido com o que se faz com os cartões de pagamento. No momento da vinculação da conta, o usuário será automaticamente direcionado para a instituição onde possui conta para confirmar essa autorização.
Após a vinculação da conta, no momento do pagamento, basta optar pelo pagamento por Pix, aproximar o aparelho celular à maquininha, revisar se as informações do pagamento estão corretas e confirmar.
Quais bancos já testaram o Pix por aproximação?
Entre os bancos e instituições de pagamento que testavam a tecnologia estão Banco do Brasil, Bradesco, BTG Pactual, Caixa Econômica Federal, C6, Itaú, PicPay e Santander.
Além disso, um total de 12 marcas de maquininhas firmaram parceria com o Google para estender o pagamento por aproximação ao Pix: Azulzinha, Bin, Cielo, Fiserv, Getnet, Mercado Pago, Pagbank, Rede (que pertence ao Itaú), Safra Pay, Sicredi, Stone e Sumup.