
O prefeito de Vicentina, Cléber Dias da Silva teve um encontro especial em seu gabinete nesta segunda-feira (24). Ele recebeu uma comitiva da colônia japonsesa radicada no município, ocasião em que trocaram impressões sobre o processo de desenvolvimento do município, desde o começo do século passado.
Durante o encontro com a colônia japonesa, Cléber se comprometeu em promover ações para fortalecer a história, reconhecer a saga dos desbravadores e suas contribuições para a construção do município, que hoje é um dos celeiros da região.
Uma das ações antecipadas pelo prefeito vicentinense é a edificação de um memorial em homenagem à Colônia Matsubara, precursora da vinda de japoneses e seus descendentes para Vicentina e a região.
A visita da comitiva foi acompanhada também pelos vereadores Claudinho Ribeiro e J. Pereira,
História – A Colônia Matsubara foi um povoamento de imigrantes japoneses no Mato Grosso, onde hoje se localiza a cidade de Vicentina. Em 1952, o então presidente Getúlio Vargas autorizou a entrada de 4 mil famílias japonesas na região Centro-Oeste. Em 7 de julho de 1953, 22 famílias japonesas desembarcaram na recém criada Colônia Agrícola Nacional de Dourados (CAND), tendo se estabelecido seu núcleo na então e recém criada Vila Vicentina.